6 dicas para uma vida melhor

O mal da vida moderna traz uma série de problemas. Aprenda a identificá-los e livre-se deles com algumas mudanças na sua rotina

Não devemos esquecer de nós mesmas. isso é um erro!
Foto: Getty Images

O mal da vida moderna traz uma série de problemas. Aprenda a identificá-los e livre-se deles com algumas mudanças na sua rotina

Mil cobranças no trabalho, trânsito pesado, uma lista enorme de coisas para resolver em casa… É tanta correria que facilmente você pode esquecer um compromisso importante ou, pior – esquecer de si mesma.

Esquecimento é um dos sintomas do estresse. Esse mal da vida moderna provoca reações químicas em diferentes partes do corpo. As reações, então, causam doenças e problemas sérios, como dores na coluna, na cabeça ou no estômago, entre outras, e até ganho de peso. Para viver melhor, é preciso mudar algumas práticas simples do dia a dia. Para ajudá-la, reunimos seis dicas de especialistas. Confira:

1. Pratique uma atividade física pelo menos 30 minutos por dia. Se você não tem dinheiro para pagar uma academia, não esquente: sabia que pular corda e fazer agachamentos resulta numa enorme diferença para corpo e mente?

2. Tire a maquiagem antes de dormir, demore um pouco mais no banho e deixe a água quente do chuveiro cair sobre sua coluna. “Isso vai provocar um bom relaxamento durante a noite”, garante a educadora física Sheylla Pordirio.

3. Por falar em sono, dormir oito horas por dia é fundamental. O cérebro produz opiáceos, substâncias que dão sensação de bem-estar, e serotonina, que relaxa. Quando você não dorme bem, o cérebro reduz a produção dessas substâncias. “O sono é o principal reparador do desequilíbrio provocado pelo estresse”, diz a neurologista Ana Magda Bruscato.

4. Evite frituras e refrigerantes, pelo menos durante a semana. Encha seu prato com saladas.

5. A cada três horas de trabalho, alongue o pescoço e caminhe por cinco minutos.

6. Não esqueça que, se você não se cuidar, ninguém fará isso por você!