6 medos mais comuns – e como superá-los

Todo mundo teme alguma coisa: barata, altura, perder o emprego, ficar sozinha... Veja como vencer esses temores tão corriqueiros e viva melhor

Sentir medo é ruim, mas superar esse sentimento pode ser prazeroso. Ao vencer algo que tememos, o corpo libera substâncias químicas, como serotonina, endorfina e dopamina, que trazem sensação de bem-estar. Isso nos deixa mais confiantes. Conversamos com a psicóloga Leila Cury Tardivo, do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) e o pesquisador Ricardo Monezi, da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) para saber como dar um olé nos medos mais frequentes. Confira:

Medo de perder o emprego

Pense em como lidar com o problema antes de ficar desempregada. De que forma? Candidate-se a vagas nos sites especializados, mande currículos, converse com pessoas que já foram seus colegas de trabalho, mantenha contato com chefes antigos… Tudo isso de maneira discreta, claro. Dar bandeira é mancada.

Ficar sozinha

Mantenha-se aberta para novas relações, saia de casa, esteja disposta a conhecer gente nova. Ficar num casulo só aumenta a solidão. O segredo é pensar que existem pessoas legais e que você pode encontrá-las.

Aglomerações

Comece aos poucos. Tente ir ao shopping em dia de pouco movimento, como num sábado de manhã. Fique um tempo e vá embora. No outro dia, vá à tarde, quando há um número maior de pessoas. Faça isso de forma lenta e, com o tempo, perceberá que está lidando melhor com aglomerações.

Falar em público

Tenha certeza de que qualquer medo pode ser vencido. Acredite que você tem o poder de mudar a realidade. Comece falando sozinha em frente ao espelho, depois para um pequeno grupo de amigos, até se sentir segura para fazer uma apresentação aos colegas de trabalho, por exemplo.

Violência

Procure ter equilíbrio para analisar o que é perigo real e o que é paranoia. Adote certos cuidados, como evitar ir sozinha a determinados lugares à noite. Isso vai deixá-la mais segura.

Sair da casa dos pais

Pense na liberdade de ser dona do seu cantinho, mas não deixe de checar se conseguirá se manter. Para algumas pessoas, encarar o mundo fora da casa dos pais é um problema, porque as condições financeiras podem pesar. Cada um tem seu tempo e é preciso respeitar o ritmo. Descubra se você está pronta para sair de casa!

Qual a diferença entre medo, fobia e pânico?

O medo é uma reação natural. Você consegue enfrentá-lo sem sofrer. A fobia dá mais angústia, pode paralisar a pessoa e impedi-la de fazer certas atividades, como entrar em elevadores ou aviões.

Principais fobias

  • Glossofobia: medo excessivo de falar em público.
  • Claustrofobia: horror a lugares fechados.
  • Tanatofobia: temor doentio da morte.
  • Aerofobia: horror de ficar ao ar livre e de correntes de ar, ou seja, medo de lugares abertos.
  • Acrofobia: medo de altura.
  • Agorafobia: medo de se achar sozinho em grandes espaços ou de atravessar lugares públicos.
  • Catsaridafobia: pavor de baratas.
  • Hematofobia: aversão ao sangue.
  • Nictofobia: medo mórbido da noite e horror à escuridão.

Pânico não é desencadeado por algo específico, como acontece com o medo e a fobia. Mesmo sem saber de onde ele surge, é importante buscar ajuda psicológica se perceber que o problema está afetando negativamente sua vida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s