7 passos para acabar com o estresse de final de ano

Antes de perder a cabeça com as obrigações, aprenda a acabar com o estresse típico de final de ano e curta as festas com mais tranquilidade

Antes de se desesperar, veja o tamanho real do problema
Foto: Dreamstime

Basta dezembro chegar para a gente ficar com aquela sensação de culpa, de que não conseguiu fazer tudo o que devia (ou queria) durante o ano. Ao mesmo tempo, há um monte de tarefas domésticas a realizar. Sem falar que as pessoas ficam, em média, três vezes mais estressadas do que o normal. Nessa hora, não perca a cabeça. “O cansaço natural do fim do ano, a chegada das festas, os prazos a serem cumpridos, tudo isso contribui para que a pessoa fique mais nervosa em dezembro”, aponta a psicóloga Lílian Lerner Castro, do Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Veja como manter a sua paz.

7 dicas infalíveis para eliminar o estresse

1. Faça uma lista
Coloque no papel todas as tarefas que precisa cumprir e faça uma de cada vez. Nem mesmo uma super-heroína dá conta de fazer tudo ao mesmo tempo!

2. Estabeleça metas
Em vez de ficar se culpando pelo que não conseguiu cumprir no ano que está chegando ao fim, estabeleça metas a curto e longo prazo para o próximo ano. Mas nada de querer alcançar coisas impossíveis!

3. Reavalie seus problemas
Antes de se desesperar com os problemas que você imagina ter, reavalie a sua situação. A maior parte das vezes, as pessoas ansiosas aumentam o tamanho dos seus problemas. Dessa forma, elas não conseguem tomar uma atitude e sofrem por antecipação.

4. Programe suas compras
Aproveite as semanas que antecedem o Natal para comprar todas as lembrancinhas. Saia de casa com uma lista do que você pretende dar para cada pessoa. Assim, você não perde tempo na rua, enquanto faz as compras.

5. Durma bem
Manter o equilíbrio emocional é importante para não perder a cabeça. Coma bem e mantenha uma rotina saudável. Isso vai garantir energia extra para tudo o que você precisará fazer até o ano terminar.

6. Aprenda a respirar
Exercícios de respiração ajudam você a se acalmar nos momentos de maior tensão. Uma simples respiração profunda e lenta já ajuda a controlar a ansiedade.

7. Seja você mesma
Não tente atender às expectativas dos outros. Aproveite a passagem do ano para se autoavaliar e descobrir o que espera de si mesma nesse período.