8 coisas que quem não quer ser mãe está cansada de ouvir

O século XXI já chegou há algum tempo, mas ainda tem gente querendo impor regras na vida das mulheres...

“Pois então, quando vem o primeiro herdeiro?”. Essa poderia ser uma pergunta feita à Carlota Joaquina, em 1790, mas muitas mulheres escutam frases parecidas até hoje. Isso porque ainda tem gente que acredita que a maternidade é a missão primordial das mulheres na Terra. E vamos combinar? Passou da hora de dar adeus a esse pensamento.

Vale lembrar que o combate à chamada maternidade compulsória (a ideia de que todas DEVEMOS ser mães) não condena aquelas mulheres que desejam ter filhos – ou ao menos não deveria condenar. Lançar o debate é positivo – só assim a gente evolui – mas respeitar a individualidade dos outros é algo básico.

Dito isso, vamos aos fatos: muitas mulheres não desejam ter filhos e não há nada de errado com isso. Portanto, aí vai uma lista de coisas para não dizer mais a elas.

 

1. Isso não é normal. Logo, logo vai bater aquela vontade de ser mãe.

 (Reprodução/Giphy)

Oi? Bater aquela vontade? Filho não é sorvete. Ser mãe exige muita responsabilidade e algumas mulheres acreditam que essa vivência simplesmente não lhes pertence. Muito daquilo que nós acreditamos ser ~normal~ não passa de uma série de convenções milenares que vão sendo modificadas ao longo da história. Pare e pense: tudo o que era considerado normal na época das nossas avós segue valendo até hoje?

2. Uma mulher só se sente completa depois de ser mãe.

 (Reprodução/)

E por que um homem consegue se sentir completo sem ser pai? Certamente milhares de mulheres descobriram um novo sentido para suas vidas após tornarem-se mães. Maravilha! Mas isso não é uma ~regra~ e não se aplica a todas nós.

3. Você está sendo egoísta.

 (Reprodução/Giphy)

A humanidade está bem longe de ser extinta. Quer ter filhos? Vá em frente! Mas a missão das mulheres na Terra não é simplesmente gerar novos seres humanos. Já tem bastante gente fazendo isso.

4. Quem vai cuidar de você na velhice? Pensa nisso.

 (Reprodução/Giphy)

Falando em egoísmo…

5. Se você mudar de ideia depois, pode ser tarde demais!

 (Reprodução/Giphy)

Maternidade não é loja em liquidação. “Leve esse micro-ondas enquanto há tempo!” TODAS nós sabemos sobre o tal relógio biológico. Acredite, você não está contando nenhuma novidade.

6. Mas você não gosta de crianças?

 (Reprodução/Giphy)

Uma coisa não está necessariamente ligada à outra. Existem pediatras e pedagogas que não são mães. Optar por uma vida sem filhos não significa odiar crianças.

7. E se o seu marido quiser ser pai?

 (Reprodução/Giphy)

Primeiramente, não é o homem que dá a palavra final nesse assunto. Em segundo lugar, caso esse dilema surja na vida daquela mulher, esse é um tema que só diz respeito a ela e seu companheiro.

8. Mas ser mãe foi a melhor coisa que me aconteceu!

 (Reprodução/Giphy)

“Bom para você, colega! Saltar de paraglider foi a melhor coisa que ME aconteceu.” Mesmo mulheres que optam por não ter filhos podem se emocionar com lindas histórias sobre a maternidade. Somos todas humanas! Mas isso não significa que aquela mulher mude de ideia e há uma série de razões para isso. Nem todo mundo busca as mesmas coisas na vida e isso é incrivelmente positivo!

 

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆