8 dicas para suas fotos das férias ficarem ainda mais incríveis

Você só precisa do seu celular e algumas infos valiosas para fazer cliques surpreendentes.

Quem nunca se deixou maravilhar por cliques incríveis de lugares ainda mais deslumbrantes? A gente pode até ter a sensação de que somente fotógrafos e máquinas especiais podem fazer tal peripécia, mas a verdade é que o celular é o melhor amigo das fotos. Com tantas funções, aplicativos e tecnologia, tudo se torna possível – e as fotos clicadas com smartphones, tablets e outras plataformas móveis são premiadas pela beleza, excelência e qualidade. O fotógrafo Cadu Lemos, um dos fundadores da mObgraphia, acredita que é possível desenvolver o olhar fotográfico e artístico na era dos celulares. E ele dá dicas para fazer maravilhas com o aparelhinho nas mãos:

1. Preste atenção na luz

https://www.instagram.com/p/-3vk-lRQSj/

Sim, você provavelmente já ouviu isso milhões de vezes, mas ela faz toda diferença na hora de fotografar – tanto para as máquinas quanto para os smartphones. Quando se trabalha com câmeras semiprofissionais e profissionais, você consegue manipular melhor o obturador e o diafragma, responsáveis pela velocidade e abertura da lente e ter melhor adaptação com pouca luz. “Apesar de terem evoluído muito, os smartphones ainda não conseguem render bem em ambientes de baixa luz”, explica o fotógrafo Cadu Lemos, um dos fundadores do projeto mObgraphia. Aliás, prefira a luz natural: ela é a sua melhor amiga!

2. Não esqueça do enquadramento

Não é simplesmente apontar e tirar a foto: preste atenção em como os elementos da paisagem que você quer clicar se encaixam na tela do celular. Você pode usar a regra dos terços para decidir onde focar: divida a imagem em seis quadrados imaginários (como um jogo da velha) e tente focar nos pontos de intersecção entre as linhas. Curiosamente, o centro não é o primeiro lugar que as pessoas prestam atenção quando olham uma foto :).

3. Explore o seu aparelho

Independente de todas as dicas do mundo, se você não conhecer a ferramenta que tem em mãos, nada vai resolver. Xerete todas as opções possíveis, filtros, grades, luzes, foco, definição… Muitos aparelhos já têm funções similares ao modo manual das câmeras fotográficas, o que garante um controle maior na hora de fotografar.

4. Segure a tremedeira

View this post on Instagram

F.I.M #minastrend

A post shared by Daniela Carasco (@danicarasco) on

Um dos maiores desafios de tirar fotos com o celular é manter a estabilidade das mãos enquanto fazemos isso, principalmente usando uma só. A maioria dos smartphones não deixam as fotos tão tremidas, mas você pode usar um tripé ou outro apoio para suas fotos – e assim conseguir fotografar sem correr o risco de ter um borrão.

5. Não desista na primeira foto

De acordo com Cadu Lemos, um dos maiores erros é tirar uma ou duas fotos e deixar por isso mesmo. Quanto mais cliques, mais opções você tem da mesma imagem e não vai acabar com uma foto mais ou menos de algo tão lindo, quanto uma paisagem única.

6. Varie os ângulos e perspectivas

https://www.instagram.com/p/9bJoFmwWBG/

Sabe quando você vê as pessoas deitadas no chão, fazendo um espacate ou se pendurando para tirar uma foto? Então, siga o exemplo delas! A mudança de ângulo, posição e perspectiva pode dar uma cara nova à foto.

7. Tenha um bom aplicativo de edição

Procure indicações e vá testando até achar um que agrade. Neles você pode corrigir cores, exposição da luz, saturação e outros fatores que influeciam na qualidade da imagem. Só não vá abusar de filtros que não dê para entender do que se trata, ok?

8. Não tenha vergonha

https://www.instagram.com/p/-34A8tgjDT/

Mesmo que você não seja do tipo que curta selfies e/ou ficar tirando fotos o tempo inteiro, elas são a sua melhor maneira de guardar lembranças visuais do lugar. E se parar para notar, todo mundo estará fazendo o mesmo (ou nem sequer olhando para você)!