8 lições de Chico Xavier

Doze anos após sua morte, Chico Xavier continua presente na vida das pessoas e suas palavras são ótimos ensinamentos

Mesmo após seu falecimento, as mensagens e os pensamentos do mineiro Chico Xavier, que completaria 105 anos no dia 2 de abril, ainda inspiram muitas pessoas, inclusive fora do círculo da fé espírita. Com uma vida inteira dedicada ao amor e à caridade, as palavras do médium levam alento, consolam e encorajam mentes aflitas. Em homenagem a esse mestre de luz, fizemos uma seleção de seus ensinamentos sobre diversos temas.

Paz

Lição de Chico Xavier: é preciso ser correto em ações, palavras e pensamentos. Viver em paz é uma atitude.

“Se pudermos dividir um pouco do pouco que temos, vamos diminuir a vocação para o assalto, o latrocínio… Com condescendência, diminuiremos a percentagem da violência, que está lavrando no mundo pela dureza dos nossos corações.”

Morte

Lição de Chico Xavier: é o caminho da renovação. Estamos na Terra numa breve passagem. A vida verdadeira é a espiritual, e não a material.

“Que mundo vamos habitar quando desencarnarmos? Um mundo de acordo com o que somos por dentro. Para provar nosso amor a Deus, temos que amar o próximo. Começa aí.”

Devemos aceitar a chegada da morte, assim como o dia aceita a chegada da noite – tendo confiança de que, em breve, de novo há de raiar o sol.

Caridade

Lição de Chico Xavier: pratique o bem com desprendimento e amor, sem esperar retorno de qualquer espécie pela ação realizada.

“A caridade é amor. A prática do bem ao semelhante é uma excelente escola para a alma. No exercício da caridade estamos no exercício de todas as nossas faculdades espirituais.”

“A caridade é um exercício espiritual. Quem pratica o bem coloca em movimento as forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução.”

Casamento

Lição de Chico Xavier: é preciso tolerar e respeitar as diferenças para lidar bem com os nós e desencontros da rotina conjugal.

O casamento há de ser uma união de almas. Mas, sem espírito de tolerância, casamento algum vai adiante.

 “O casal que descobre entre si certas diferenças não deve se assustar. É natural que seja assim. Muitos casamentos se desfazem por causa do egoísmo dos cônjuges, que não se dispõem a um mínimo de sacrifício e renúncia. Se um não revidasse quando fosse ofendido pelo outro, teríamos um número menor de separações.”

Amor

Lição de Chico Xavier: jamais perca a vontade de doar o amor, ainda que muitas vezes ele possa ser submetido a provas e até rejeitado.

“Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que amássemos uns aos outros.”

“O amor não prende, liberta! Ame, porque isso faz bem a você, não por esperar algo em troca. Quem ama de verdade, sem apego e cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas.”

Envelhecimento

Lição de Chico Xavier: o importante não é acumular muitos anos de vida, mas adquirir sabedoria em todos os momentos que os anos nos oferecem.

“Os que sabem envelhecer adquirem uma sabedoria que tem como fonte não a extensão do tempo, medida em anos, e sim a intensidade da vivência, medida em sentimentos.”

Lição de Chico Xavier: ela é o caminho da verdade. É a energia que confere a perseverança e os recursos necessários para a vitória.

“Não perca a fé entre as sombras do mundo. Ainda que os pés estejam sangrando, siga para a frente. Creia e trabalhe. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá.”

Perdão

Lição de Chico Xavier: todos somos sujeitos a erros e acertos. Por isso, perdoar é divino. Enquanto você não perdoa, fica ligado ao erro, à ofensa recebida.

“O espírito que adquirir a virtude do perdão não achará dificuldade em mais nada. Haja o que houver, aconteça o que acontecer, ele saberá administrar sua vida.”

A natureza é também a face do perdão de Deus para conosco.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s