Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Advogada negra é algemada e arrastada em audiência e caso gera revolta

Valéria Santos viveu momentos de humilhação depois que a juíza Ethel de Vasconcelos mandou prendê-la de maneira arbitrária.

Por Júlia Warken
Atualizado em 16 jan 2020, 09h11 - Publicado em 12 set 2018, 11h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A advogada Valéria Santos estava defendendo uma ré em audiência no 3˚Juizado Especial Criminal em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, quando se desentendeu com a juíza leiga (considerada juíza auxiliar)  Ethel de Vasconcelos, responsável pelo caso. Valéria simplesmente queria ter sua demanda ouvida, para ser apreciada pela juíza, e disse que não iria se retirar do local enquanto isso não acontecesse. Ethel resolveu dar a sessão como encerrada mesmo assim e a advogada mostrou-se indignada. 

    Publicidade

    O que se sucedeu foi a detenção de Valéria. Em vídeos feitos por pessoas que assistiam à cena é possível ver que ela foi algemada e arrastada por policiais, de maneira humilhante. A mulher só foi liberada depois que a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ) interviu. 

    Publicidade

    O caso aconteceu na última segunda-feira (10) e em menos de um dia virou um dos principais assuntos das redes sociais. São inúmeras as postagens de apoio à Valéria e de repúdio ao modo como ela foi tratada.

    Publicidade

    O caráter racista da situação é o ponto mais comentado nas manifestações de indignação. Abuso de poder e truculência também são apontados e a OAB-RJ exigiu o imediato afastamento da juíza e punição para ela e para os policiais envolvidos. Além disso, a entidade diz que tomará medidas para que Valéria seja ressarcida pelos eventuais danos.

    Continua após a publicidade

    “A advogada Valéria Lúcia dos Santos foi constrangida e impedida de exercer livre e plenamente as prerrogativas de usar da palavra, registrar os fatos em ata de audiência e bem defender os interesses de sua constituinte, por atos arbitrários de uma juíza leiga e da autoridade policial”, pontua a nota oficial publicada pela OAB-RJ

    Publicidade

    Confira a repercução no Twitter:

    Continua após a publicidade

    https://twitter.com/sourmeline/status/1039475184661614592

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.