Afinal, o que é e como surgiu a Black Friday?

A data marcada por grandes promoções surgiu em 1960, na Filadélfia, mas só chegou ao Brasil em 2010.

Já está preparada para comprar os seus produtos preferidos na Black Friday, nesta sexta-feira (23)? Este ano o evento completa sua oitava edição no Brasil e é conhecido por ser o dia em que as pessoas mais vão às compras, já que as promoções estão por todos os lados. Mas você sabe como ela surgiu?

Muitas especulações são feitas sobre como esse grande dia foi instaurado nos países, mas a mais aceita é a de que a expressão “Black Friday” (“Sexta-feira Negra”) surgiu na Filadélfia, Pensilvânia, na década de 60, como uma gíria usada por policiais.

A ideia é de que os oficiais usavam essas duas palavras juntas para se referirem ao movimento intenso de carros nas ruas, um dia depois do feriado de Ação de Graças.

Esse tumulto por todos os lados acontecia porque era nessa data em que as pessoas começavam a fazer suas compras de Natal, já que os preços dos futuros presentes estavam baixos.

Com esse período cada vez mais marcado pela rotatividade da economia que acontecia com as compras em massa, os lojistas ao redor do mundo começaram a perceber que o acontecimento era uma ótima oportunidades para as empresas saírem do vermelho e voltarem ao azul.

Pensando nisso, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010, mas com um diferencial interessante em relação ao surgimento da data na Pensilvânia.

Enquanto que na Filadélfia, as lojas que aderiram ao movimento eram físicas, por aqui, tudo começou com a participação de cerca de 50 lojas virtuais. Na época, elas faturaram cerca de R$3 milhões com as vendas.

Neste ano, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se que o faturamento das lojas online cresça 16% do dia 22 para o dia 23, portanto, prepare-se e boa sorte nas compras!

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆