#AmoONordestePq: Vídeo com ofensas ao Nordeste viraliza e a web reage

O vídeo mostra homens dizendo que estão cansados de ver o Nordeste gastando o dinheiro que o Sudeste produz.

Um vídeo contendo ofensas ao povo do Norte e do Nordeste tornou-se viral na última quarta-feira (9) e está gerando revolta na internet. Nele, um grupo de homens está numa mesa de bar dizendo que o povo dessas regiões vai se dar mal durante o governo de Jair Bolsonaro.

O primeiro homem que aparece falando claramente não consegue nem ao menos diferenciar uma região da outra. “Agora que o Bolsonaro ganhou, graças a Deus, ele vai excluir os nordestinos do grupo. Ele acabou de me mandar um WhatsApp pessoalmente. Ele falou que é o seguinte: agora é faca na caveira, a gente não vai mais suportar esse pessoal do Acre, de Roraima, esse pessoal do Norte”. 

Em seguida, um outro homem diz: “Essa galera do Nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o Sudeste produz”. Aí então os dois começam a falar que o povo do Nordeste gasta o dinheiro do Sudeste em mulas e jumentos.

A conversa se dá numa mesa de bar e provavelmente mais declarações ofensivas foram feitas, mas a versão do vídeo que circula na web só mostra esse trecho.

Segundo o jornal Estado de Minas, os homens moram em Minas Gerais e chamam-se Lucas Campos e Vinícius Raposo. Também de acordo com o veículo, os dois se dizem arrependidos.

Em momento algum, tivemos a intenção de agredir verbalmente qualquer pessoa ou grupo de pessoas, tampouco quisemos expressar ali um sentimento de ódio, preconceito, discriminação ou incitação de violência”, diz a nota publicada pelo Estado de Minas e atribuída a Lucas e Vinícius. O texto também diz a conversa era uma “brincadeira privada” e que foi descontextualizada. 

Em resposta às ofensas, a hashtag #AmoONordestePq tornou-se a mais usada pelo brasileiros no Twitter, durante a tarde dessa quinta-feira (10). Através dela, as pessoas estão falando sobre os motivos que as fazem amar o Nordeste.

Confira algumas dessas manifestações: