Aprenda a pegar leve com você mesma

É difícil, a gente sabe, mas é preciso aprender a viver e ser feliz admitindo e compreendendo seus defeitos. Saiba como ter uma vida mais leve.

Aprender a não se culpar tanto e a se perdoar é o caminho para uma vida mais feliz
Foto: Getty Images

Olhar-se no espelho e só ver os defeitos. Deitar a cabeça no travesseiro e só conseguir se lembrar das falhas. Será que você não está se cobrando demais? “A autocrítica é saudável quando ajuda a crescer, mas deixa de ser quando passa a paralisar as ações por medo de errar. Não adianta só se criticar e não fazer nada para mudar”, diz a psicóloga clínica Miriam Barros.

A autocompaixão na dose certa pode ajudá-la a atingir seus objetivos sem sofrimento e fazê-la perceber que não é o fim do mundo falhar, até porque é impossível ser perfeita. “Não tem como melhorar na vida se não tivermos compaixão por nós mesmas”, completa. Vale a pena encarar as coisas com mais leveza. 

Que as mulheres são mais detalhistas e exigentes consigo mesmas do que os homens isso todo mundo já sabe. “A cultura machista, que imperou durante muito tempo e na qual as mulheres ocupavam um lugar de submissão, deixou esse ranço cultural. As mulheres sentem que têm de ser muito boas na aparência, na profissão e como mães para que possam se sentir boas o bastante diante de todos”, afirma Miriam. Quando começar a se cobrar demais, lembre-se: nada é perfeito nos mínimos detalhes.


Aprenda a não se culpar tanto

Acha que trabalha demais e não fica muito com os filhos?
Aproveite bem o tempo que você tem com eles. Qualidade é o que importa. Não adianta ficar o dia inteiro com os filhos e estar nervosa, infeliz e impaciente. As crianças ficam infelizes também.

Acha que não é boa o suficiente no trabalho?
Não existe perfeição no trabalho nem em nenhuma área da vida. Sempre vão existir coisas das quais você não dará conta no seu dia. Faça o melhor que pode, mas não se culpe por eventuais falhas.

Fica insegura, tentando agradar seu marido o tempo todo?
Melhore sua autoestima, afinal se ele está contigo é porque gosta de você. Se ficar achando que não é a mulher ideal para ele, vai acabar não sendo mesmo. Confie no seu taco!

Acha que não dá conta de nada direito?
Seja mais generosa consigo mesma, pode ser que esteja precisando de ajuda para dar conta de tudo isso. Por que não pedir uma mãozinha?

Nunca está satisfeita com sua aparência?
Tente melhorar aquilo que for possível para se sentir melhor, mas aprenda a se aceitar como é. Cada pessoa é bonita a seu modo. Olhe-se no espelho com calma e valorize suas qualidades.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s