Aprenda truques e adote alimentos que beneficiam a respiração

Afaste o risco de doenças e fortaleça o seu sistema respiratório

Aprenda truques e adote alimentos que beneficiam a respiração

Mudanças de temperatura fragilizam o sistema imunológico
Foto: Getty Images


No frio, respirar bem é uma missão árdua. “As mudanças de temperatura fragilizam o sistema imunológico e favorecem crises em quem tem asma, rinite e bronquite”, resume a pneumologista Valéria Cristina Martins, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. “Para piorar, o ar fica mais seco e poluído, o que impede que seja filtrado como deve pelas narinas. Como tendemos a nos aglomerar em espaços fechados, o risco de gripe e resfriado também é maior”, alerta a especialista.

Veja como evitar problemas:

· Use uma bacia com água no quarto durante a noite e no trabalho, se for preciso. Mas troque a água todo dia para não acumular poeira.
· Deixe as janelas abertas o máximo possível em casa e no escritório, para o ar circular.
· Lave uma vez por mês tapetes, cortinas, edredons e cobertores, a fim de evitar o acúmulo de pó e de ácaros, principais vilões das crises alérgicas.
· Em casa, evite produtos de limpeza com cheiro muito forte, pois podem desencadear crises.

Aprenda truques e adote alimentos que beneficiam a respiração

Alho atua no combate de infecções por bactérias, fungos e vírus
Foto: Getty Images


Consumir alimentos que beneficiam o sistema respiratório também afasta o risco de doenças. As nutricionistas Fernanda Granja, de São Paulo, e Julia Vasconcellos, do Rio de Janeiro, indicam as melhores pedidas:

Linhaça
Atua como emoliente sobre as mucosas, aliviando sintomas de problemas respiratórios. Uma colher de sopa por dia, de preferência da semente triturada, é suficiente para blindar a saúde.

Gengibre
O gingerol, composto que dá o sabor picante à raiz, é antioxidante e anti-inflamatório. Para consumir na forma de chá basta ferver algumas fatias por uns minutinhos.

Alho
A aliina e a alicina presentes no alimento combatem infecções por bactérias, fungos e vírus. O ideal é consumir o alho cru, mas não é fácil: tente picadinho num molho de salada à base de iogurte.

Frutas cítricas
Goiaba, laranja, acerola, tangerina… ricas em vitamina C, elas turbinam a imunidade e previnem gripe, resfriado e infecção das vias respiratórias. Coma ao menos uma por dia.

*Com informações da BOA FORMA