Cachorros parecem envergonhados, mas não se arrependem

Seu pet não se sente culpado por ter roubado comida da mesa...

Siga o mdemulher no Instagram

Sabe aquele olhar que seu cachorro dá quando é pego no flagra fazendo algo errado? Ou quando, no meio da bronca, ele abaixa as orelhas e você pode jurar que ele se arrependeu do que fez? Esqueça: de acordo com especialistas, seu cachorro não se sente culpado. Nem um pouquinho.

 

 

De acordo com a veterinária Susan Hazel, da Universidade de Adelaide, cachorros não têm capacidade de sentir emoções complexas como culpa. Mas, por outro lado, eles são espertos o suficiente para reagir à linguagem corporal dos humanos. Por isso que, às vezes, antes mesmo de falarmos qualquer coisa, eles já reagem: porque nosso corpo fala antes mesmo do que nossa boca. 

> Faça o teste: qual o melhor cachorro para você?

 

 

Estudos mostram que os cachorros fazem aquela carinha de arrependidos por causa da reação do dono, independentemente de terem ou não feito algo errado. Segundo a psicóloga especialista em cães Alexandra Horowitz, da Universidade de Columbia, o olhar tem mais a ver com “não me dê bronca, sabe-se lá por qual motivo” do que um reconhecimento de que fez algo errado. 

> 5 dicas para entender o seu cachorro 

 

Então, da próxima vez em que seu cachorro olhar para você com essa carinha, não pense que é uma admissão de culpa: ele pode apenas estar com medo de sua reação. Em vez de brigar, que tal fazer um afaguinho?