Chineses criam o ‘desafio do umbigo’ para saber se a pessoa precisa emagrecer

E acabaram descobrindo mais uma forma de nos reprender pelos nossos corpos, claro.

O Belly Button Challenge (ou “Desafio do umbigo”, em português), tem ganhado as redes sociais nos últimos dias. Nascido na China, ele  consiste em fazer a pessoa tocar o próprio umbigo, passando o braço por trás das costas.

Apesar de parecer uma brincadeira inofensiva, os participantes começaram uma competição para ver quem conseguia realizá-la. Para se justificar, alegaram que a febre começou devido a um estudo americano que teria provado que somente aqueles que cumprissem o desafio estariam em boa forma. Caso contrário, a pessoa estaria acima do peso.

Entrevistado pelo jornal britânico Daily Mail, o personal trainer chinês Xie Wei explicou que esse não é um método eficaz para determinar se uma pessoa está ou não em boa forma. Segundo ele, são necessárias três condições para que o exercício seja realizado com sucesso. “O primeiro é se a pessoa é magra. O segundo, se tem braços longos. O terceiro fator é ter boa flexibilidade”, explicou.

Mostrando que o desafio não tem mesmo nenhuma relação com o estado físico da pessoa, os internautas começaram a compartilhar imagens de pessoas que estão em forma e não conseguiram alcançar o próprio umbigo, assim como pessoas que estão acima do peso e conseguiram. E é claro, as escapadinhas que alguns deram para conseguir colocar a mão no umbigo – mesmo que fosse uma mãozinha de brinquedo.