Circuito inverno: cafés tradicionais pelo Brasil

Os melhores lugares para saborear em Salvador, Curitiba, Rio e Sampa

Para a fotógrafa Karla Gironda, o Brooklyn Coffee Shop está no top cafés de Curitiba

 

Em Salvador (por Hugo Porto, empresário)
 
1.“Salvador tem muitos cafés, mas acabo ficando com o Frans Café, apesar de achar que seus pratos estão mais para ‘fast-food’ do que para ‘gourmet’; a casa tem uma ótima carta de cafés e está sempre aberta, me atendendo principalmente nas saídas das baladas, quando tudo que mais quero é um bom café revigorante para poder descansar tranqüilo.”
Frans Café – Rua das Hortências, 918 – Pituba | (71) 3353-2681
 
2.“A Kopenhagen daqui tem uma receita toda especial que acabou invadindo a rede de franquias Brasil afora: o ‘Martin’. Trata-se de um chocolate quente de receita criada pela franquiada local, a empresaria Joana Arcoverde. Basicamente, o Martin leva pó de cacau e chocolate ao leite da própria marca, creme de leite e leite condensado e pode ser servido quente ou frio, com adição de Amarula. Vale a pena conferir as duas versões. A bebida faz o maior sucesso em encontros, reuniões e conversas informais em shoppings locais e aeroportos.
Kopenhagen – Aeroporto Int.de Salvador, – Pça Gago Coutinho | Rua Pernambuco, 2269 – Pituba | Avenida Tancredo neves, 3133 – Caminho das Árvores
 
3.“Esta dica vai para os amantes do inusitado e do exclusivo. O único fondue que já tive o prazer de me deleitar em Salvador foi feito no ateliê da Chef Hellen Pacheco. Ela tem seu próprio buffet, mas costuma abrir o seu ateliê (um lugarzinho pequeno e acolhedor) para poucos convidados, amigos e clientes. O fondue de preferência da Chef é feito com um ‘mix’ de chocolate meio amargo e chocolate ao leite, creme de leite fresco e um toque de vinho do porto, servido com bananas, kiwis, mangas, morangos e peras.”
Chef Hellen Pacheco – Rua Almirante Japiaçu, 03 – Graça | (71) 3336-9860 | (71) 9967-3245 | (71) 9204-5320
 
Em Curitiba (por Karla Gironda, fotógrafa)
 
1.“Dizem que Curitiba tem uma tradição em café, por causa do clima e tudo mais. Apesar de eu não tomar, adoro o ambiente e as outras opções que os cafés daqui oferecem. Um deles é o Caffè Metrópolis, que tem um dos locais mais aconchegantes da cidade. E também um dos melhores chocolates quentes. O que o faz tão especial? Os pedaços de chocolate Alpino que vem no fundo da xícara. O panini deles também é muito bom e bem recheado.
Caffè Metrópolis – Al. Dr. Carlos de Carvalho, 15A, Centro | (41) 3233-6034
 
2.“Outro que adoro é o Brooklyn Coffee Shop, que traz as melhores receitas norte-americanas para os curitibanos. Lá tem desde pancakes a pão com geléias e pasta de amendoim. Fora os chás e os sucos, com uma bela variedade no cardápio.”
Brooklyn Coffee Shop – Rua Trajano Reis, 389, São Francisco | (41) 3618-0388
 
No Rio e em Sampa ( por Marcello Manzini, assessor da A|X Armani Exchange no Brasil)
 
1.“Acho que não existe coisa mais paulista que tomar um café ou o famoso ‘pingado’ nas padarias de bairro da cidade, seja na correria da semana ou nas manhãs de domingo, escorado no balcão. Um bom exemplo é a Galeria dos Pães. O café é servido em tradicionais xícaras de louça branca ou nos famosos ‘copos americanos’. Café de padaria é a cara de São Paulo.”
Galeria dos Pães – Rua Estados Unidos, 1645 – Jardim América | (11) 3064-5900
 
2.“Já no Rio de Janeiro, nada mais gostoso que curtir a tradicional Confeitaria Colombo com seu delicioso chocolate quente cremoso! No inverno, é uma maneira diferente de curtir o Rio. A tradição começa pela primeira loja da Confeitaria, aberta em 1894 no centro histórico da cidade – é uma viagem no tempo! Vale a pena conhecer!”
Confeitaria Colombo – Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro | (21) 2505-1500

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆