Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como as cores podem favorecer – ou prejudicar – a imagem que você passa

Já parou para pensar na diferença que faz usar vermelho ou verde em uma entrevista de emprego ou em um primeiro encontro?

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 16 jan 2020, 09h35 - Publicado em 2 set 2018, 18h29

A existência das cores nas nossas vidas é algo que não conseguimos controlar; elas estão em todos os lugares, das canecas na sua cozinha à paisagem que você vê pela janela em casa ou no trabalho. E, mesmo inconscientemente, as cores têm o poder de influenciar como será seu dia e como as pessoas entendem sua presença em todos os tipos de situações.

“O céu estar azul ou cinza faz toda a diferença no astral da maioria das pessoas. Você pode estar meio para baixo, e quando sai de casa e vê o céu azul, o ânimo melhora. Mas, se estiver tudo nublado, pode ficar mais para baixo ainda”, exemplifica a psicóloga clínica Karen Kass.

Da mesma forma, as roupas, os esmaltes e a make que você escolhe todos os dias podem favorecer ou prejudicar a imagem que você passa. A psicóloga afirma que “quase sempre, a mensagem transmitida pela cor usada é inconsciente, porque poucas pessoas pensam metodicamente em ‘ah, hoje vou trabalhar de laranja para mostrar que estou pronta para desafios.”

Ou seja, nossas escolhas por uma cor ou outra a cada dia são como reflexos de nossas almas. Que lindo, né? <3

Mas você pode dar uma forcinha à imagem que passa, sim. É só entender o que cada cor simboliza ao ser processada pelos cérebros gerais e encaixar essa compreensão ao seu dia a dia. Isso pode ser muito útil em entrevistas de emprego, em dias que prometem ser tensos no trabalho e nos encontros românticos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Com a ajuda de Karen e da consultora de imagem e estilo Ale Cortat, montamos um pequeno guia para você dominar as cores na sua vida.

Como o VERMELHO interfere na imagem

O vermelho é uma cor que passa uma mensagem de energia, ânimo, autoestima e poder, mas também pode ser interpretada como agressiva e convite para a briga. As “regras” do vermelho valem também para os rosas bem fortes.

Use vermelho em: primeiros encontros (especialmente se você quiser partir para a ação e transar no mesmo dia), reuniões com amigas queridas, festas animadas.

Evite usar vermelho em: entrevistas de emprego,  apresentações de trabalhos valendo o semestre, reuniões de trabalho com a alta chefia.

Continua após a publicidade

Como o AMARELO interfere na imagem

O amarelo representa a inteligência, a criatividade e a intuição, passa uma imagem de alto astral. Só que a cor também pode ser entendida como falta de estabilidade.

Use amarelo em: apresentações de trabalhos ou de projetos importantes, festas em geral.

Evite usar amarelo em: pedidos de aumento no trabalho, reuniões formais (de trabalho ou sociais).

Como as cores podem favorecer ou prejudicar a imagem que você passa
(Milkos/ThinkStock)

Como o VERDE interfere na imagem

O verde é uma cor que relaxa, acalma, traz equilíbrio para o dia. Embora todo mundo queira paz na vida, dependendo da situação a mensagem que o verde passa é interpretada como “corpo mole” ou falta de comprometimento.

Use verde em: dias que prometem ser tensos (no trabalho, na faculdade, em família), um passeio ao ar livre com mozão ou mozona (para manter as good vibes), consultas médicas.

Evite usar verde em: apresentações de projetos importantes no trabalho, entrevistas de emprego, uma conversa séria com qualquer pessoa.

Como o AZUL interfere na imagem

O azul transmite confiança, calma, estabilidade e esperança, mas por muitos é vista como reflexo de frieza ou indiferença emocional.

Continua após a publicidade

Use azul em: entrevistas de emprego, pedidos de aumento de salário, visitas a amigos e familiares em hospitais, conversas com o gerente do banco.

Evite usar azul em: primeiros encontros, conversa séria com mozão ou mozona que não tenha a ver com terminar o relacionamento.

Como as cores podem favorecer ou prejudicar a imagem que você passa
(m-imagephotography/ThinkStock)

Como o LARANJA interfere na imagem

O laranja é a cor da coragem, do estímulo, do enfrentamento de desafios. Porém, pode ser entendida como sinal de impulsividade excessiva.

Continua após a publicidade

Use laranja em: situações em que você queira ser vista como uma pessoa forte (o day after do fim de um relacionamento, uma apresentação no trabalho ou na faculdade), atividades físicas desafiadoras, encontros com as amigas. É uma cor ótima para usar na academia.

Evite usar laranja em: ocasiões em que outra pessoa deva ser a protagonista (como convidada ou madrinha de um casamento, por exemplo).

Como o VIOLETA interfere na imagem

A cor do ano, de acordo com a Pantone, é o símbolo do equilíbrio, uma vez que é a união do vermelho (energia) com o azul (calma).

Use violeta em: todas as ocasiões; a cor se encaixa bem em todos os momentos.

Continua após a publicidade

Evite usar violeta em: não existem situações em que o violeta deva ser evitado.

E como o branco e o preto interferem na imagem?

Neutríssimos, o branco e o preto passam mensagens bem diretas: o branco transmite tranquilidade e paz, enquanto o preto é símbolo de seriedade e poder.

O ideal, na opinião da psicóloga, é usá-los para complementar os looks, evitando o branco total ou o preto dos pés à cabeça no dia a dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.