Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como descobrir os segredos de alguém? Faça-o rir!

Estudo publicado na Human Nature afirma que a risada faz as pessoas se abrirem mais

Por Kate Bratskeir (colaboradora)
Atualizado em 21 jan 2020, 21h54 - Publicado em 2 jun 2015, 09h59

Dizem que rir é o melhor remédio, mas uma nova pesquisa sugere que rir também pode fazer as pessoas revelar seus segredos.

Um estudo publicado na Human Nature descobriu que dar risada é um catalisador que faz com que as pessoas se abram e aumenta a possibilidade de que elas compartilhem detalhes de suas vidas pessoais.

Os pesquisadores do University College, em Londres, dividiram 122 estudantes em grupos de quatro pessoas. Os grupos então assistiram vídeos diferentes: um que provocaria gargalhadas (uma performance do comediante Michael McIntyre), um que estimularia sentimentos agradáveis (um trecho do documentário “Planet Earth”, com imagens de natureza e animais) e um para induzir sentimentos neutros (um vídeo sonolento que ensina a jogar golfe). Apesar de os participantes não interagirem entre si antes de ver os vídeos, eles assistiram aos clipes em grupos de quatro, com a premissa de que a risada é contagiante. Pesquisas indicam que as pessoas tem 30 vezes mais probabilidade de rir alto quando estão acompanhadas.

Os pesquisadores descobriram que os estudantes que viram o clipe do comediante tinham mais probabilidade de revelar detalhes íntimos sobre suas vidas. Frases como “Metade dos meus filmes prediletos são da Disney” e “Em janeiro quebrei a clavícula fazendo pole dancing” são exemplos de “declarações reveladoras altamente íntimas”. Frases não tão reveladoras (e um pouco genéricas), como “Sou de Cheltenham” e “Estou no primeiro ano no Worcester College”, foram mais prevalecentes entre os participantes que viram os dois outros vídeos.

Continua após a publicidade

Os autores do estudo sugerem que a risada é um fator de socialização que faz as pessoas se sentirem mais à vontade sobre os detalhes que querem comunicar. “Dada a importância de revelar informações sobre si mesmo no desenvolvimento de fortes laços sociais, é possível que o ato de rir influencie temporariamente a disposição das pessoas a revelar informações pessoais”, afirma o estudo.

Isso poderia potencialmente explicar por que você acha que seus melhores amigos também são os mais engraçados; a risada deixa às pessoas à vontade o suficiente para baixar a guarda, o que as faz se sentir mais conectadas (menos conversinha, mas conversa de verdade). Risada e leveza são associadas a redução do estresse e níveis mais saudáveis de pressão arterial e açúcar no sangue, assim como um sistema imunológico mais forte. Veja abaixo uma lhama e um pug representando seus personagens favoritos da TV para ter alguns dos benefícios maravilhosos de uma boa gargalhada.

 

Continua após a publicidade

fabulous animated GIF

dog animated GIF

Matéria publicada em brasilpost.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.