Como fazer uma mala de mão para uma viagem de 20 dias

Roupas para todos os dias, estilo garantido e nada de se preocupar com o tamanho da bagagem.

Quando você vai viajar, fazer a mala é sempre um desafio/tortura? Por mais que desfilar looks incríveis e cheios de estilo seja maravilhoso, dá para deixar as quantidades imensas de peças de sua alma de fashionista em casa e levar só o básico e a criatividade. A personal stylist Ana Rita G. Ferreira ensina como escolher quais peças levar para uma viagem de 20 dias em estações amenas (como outono e primavera) e como colocá-las todas dentro de uma mala de mão sem sofrimento.

A lista mágica

  • 1 calça jeans
  • 1 calça jeans preta
  • 1 legging
  • 1 shorts jeans
  • 1 shorts para sair à noite (pode ser uma saia também)
  • 1 saia para usar de dia (ou mais um vestido)
  • 1 vestido (ou outra saia)
  • 2 suéteres leves (tricôs funcionam bem)
  • 1 casaco leve
  • 1 jaqueta de couro
  • 3 regatas básicas (preta, clara e cinza)
  • 6 blusas (escolha entre camisas, camisetas e batas)
  • 10 calcinhas
  • 6 pares de meias
  • 3 sutiãs (ou tops)
  • 2 meia-calças (uma mais grossa e outra mais fina)
  • 1 par de tênis confortável para andar durante o dia
  • 1 par de sapatilhas que combine com todas as peças
  • 1 par bota preta de cano curto
  • 1 par de chinelos
  • Necéssaire (uma ou mais)

1. Sapatos em primeiro lugar

mala-01

De acordo com Ana todas as partes “de baixo” ficam embaixo na organização da mala. Separe os sapatos que você escolheu e coloque-os em saquinhos individuais, acomodando-os com o solado virado para baixo nos cantos das malas. Como escolher os sapatos? A sugestão da personal stylist é pensar entre três e quatro pares: um tênis, uma sapatilha (ou modelo mais “arrumado” para sair), uma bota de cano baixo (tipo ankle boot) e um chinelo – esse último é essencial se você for ficar em hostel. Se você não gosta de botas, troque por outro mais confortável. Também pode levar um salto alto, se você preferir.

2. Lingerie e meias sempre juntas

mala-02

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

Sabe aquela sensação desesperadora de precisar encontrar algo e não ter a ~menor ideia~ de onde estará dentro da mala? Se você agrupar as peças similares (como calcinhas e meias) e deixá-las no mesmo lugar, esse problema não vai acontecer. Quantas levar de cada? Para uma viagem de 20 dias, considere a ótima possibilidade de lavar esses itens. Então 10 calcinhas e seis pares de meia resolvem o seu problema. Ah, se você está se perguntando onde estão os sutiãs, Ana Rita explica: “Prefira levar as peças abertas e sem amassar o bojo, assim você ocupa todos os espaços da mala e não danifica a peça”.

3. Nécessaire: um drama

mala-destaque

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

Ocupe metade de um lado com os sapatos e do outro também, tentando manter “nivelada” a mala. Encaixe a sua necéssaire no espaço entre os sapatos já que eles têm a mesma “altura”, mas não exagere na escolha dos produtos: em bagagens de mão não são permitidos líquidos com mais de 100ml, independente do destino. Se você gosta de levar uma boa quantidade de cosméticos e maquiagens, Ana conta o truque: “divida em várias necéssaires menores e vá encaixando nos espaços”. Não precisa sofrer escolhendo o batom vermelho ou o roxo! wink

4. Camisas sem amassar

mala-04

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

Seja em uma viagem à trabalho ou de férias mesmo, nada pior do que chegar ao lugar e ter suas belas camisas amassadas. Para evitar esse inconveniente, faça o seguinte: vista um casaco com a camisa por dentro, passando bem as mangas e a gola. Encaixe a blusa no espaço da mala ocupando bem as laterais – sempre sobra um cantinho que poderia ser melhor aproveitado! Dica esperta: se as camisas amassarem mesmo assim, pendure-as em um cabide e deixe dentro do banheiro enquanto você toma banho. O vapor fará todo o trabalho de desamassar smiley.

5. Calças

mala-05

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

Seguindo a mesma lógica de peças de baixo embaixo, coloque calças jeans no espaço acima dos sapatos com os cós cada um para um lado. Assim elas ficam niveladas e não sobrepostas.

6. Finalize com saias e shorts

mala-06

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

A personal também indica levar uma calça legging além da jeans por ser fácil de combinar e confortável. Encaixe a legging, os shorts e a saia no restante do espaço.

7. Rolinhos são amigos, não inimigos

mala-07

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

Há quem ame ou odeie fazer rolinhos com as roupas – aliás, para guardar no seu armário a Marie Kondo contraindica esse método -, mas para organizar a mala essa é a melhor forma. Economizamos espaços e garantimos que camisetas e regatas não cheguem totalmente amassadas ao destino. Basta fazer os rolinhos e encaixar nos cantos da mala.

8. Vestidos por último

como-arrumar-mala-pequena

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

Para quem gosta de vestidinhos e quer levar pelo menos um, Ana afirma que deixá-los por último é a melhor saída, principalmente se forem de tecidos leves que amarrotam com facilidade. Não é preciso dobrar muito, apenas encaixe a peça em cima do casaco e feche a trava do elástico. Pronto! Malas prontas para partir laugh.

9. E a roupa que você vai usar no avião?

mala-destaque

 (Foto: Gabriela Kimura/Arte: Ile Machado/MdeMulher)

Essa não conta na quantidade de peças para os dias da viagem. Claro que se você usar depois será vantagem, mas melhor não contar com ela: pode amassar, ficar suja, suada e não vai dar para aproveitar. Caso você não esteja indo para um lugar de extremo calor, leve as peças mais pesadas no avião – casacos, botas e afins que ocupam espaço e pesam na mala. PS: ainda vai sobrar um lugarzinho para você trazer uns souvenirs!

Veja também: Veja que roupa usar no avião

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s