Concurso “Mestre Cuquinha” incentiva alimentação saudável nas escolas estaduais

A competição "Mestre Cuquinhas" contará com a participação de 987 unidades escolares estaduais de 282 cidades.

Quando você assiste a programas de gastronomia como o Masterchef Jr., é muito fácil se impressionar com as habilidades das crianças diante de ingredientes e receitas que talvez você não tenha nem ideia do que significam. O bonito também está no trato delas com a comida como um todo, no cuidado com cada ingrediente e na importância de saber se alimentar bem.

Pensando nisso as empresas responsáveis pela alimentação nas escolas estaduais, como a Risotolândia e a Nutriplus, criaram o concurso Mestre Cuquinha como forma de incentivar a cultura da alimentação saudável desde pequenos. Alunos do 5º ano até o 9º ano podem se inscrever diretamente nas escolas, procurando os responsáveis da instituição para preencher as fichas – que devem ser assinadas pelos pais ou responsáveis.

A proposta do concurso é apresentar pratos que tenham leguminosas como ingredientes principais. “O cardápio que oferecemos nas escolas estaduais é bastante saudável e balanceado, mas sabemos que para incentivar o consumo de alimentos como as leguminosas, precisamos conscientizar, informar sobre os benefícios à saúde e fazer com que eles levem estes hábitos também para as refeições de casa. O concurso vai estimular o aprendizado e despertar maior interesse por este grupo de alimentos”, explica Renata Maluly, nutricionista do Grupo Risotolândia.

Os competidores poderão preparar entradas, acompanhamentos, saladas, pratos principais ou saladas que contenham o ingrediente. Os jurados avaliarão o sabor, a criatividade, o valor nutricional, a dificuldade e também o tempo de preparo. Para os ganhadores – divulgado no segundo semestre de 2016 – ganharão tablets e aventais personalizados. As inscrições vão do dia 04 de abril até 30 de maio nas escolas locais. Quem já queremos saber os pratos que eles vão preparar? laugh