Conheça a EFT, a terapia que promete equilibrar as emoções

Sigla em inglês para Técnica de Liberação Emocional, a EFT é uma terapia que ajuda a superar traumas por meio da estimulação de pontos específicos do corpo.

A EFT ativa os mesmos pontos que a acupuntura.
Foto: Getty Images

Já ouviu falar em uma terapia que promete eliminar bloqueios emocionais? Trata-se da EFT, sigla para Emotional Freedom Techniques ou, em português, Técnica de Liberação Emocional. Criada pelo americano Gary Craig, ela estimula áreas do corpo conhecidas como meridianos e libera a energia e as emoções negativas retidas nesses pontos. André Lima, terapeuta holístico que se rendeu à EFT em 2007 e, desde então, a ensina, explica que a técnica ativa os mesmos pontos que a acupuntura. A medicina chinesa acredita que as doenças são causadas por bloqueios no corpo – capazes de provocar alterações químicas e hormonais. “A técnica é aplicada quando falamos sobre algo que nos traz desconforto. Ao mesmo tempo, estimulamos no corpo os pontos específicos que fazem a energia circular, dissolvendo a emoção negativa enquanto o cliente repete frases de autoajuda”, explica André.
 

Na prática, funciona assim…

Graziella Marraccini, astróloga e terapeuta de EFT, diz que não há limite nem contraindicações para aplicar a técnica. Exceção apenas para quem tem certos transtornos, como a esquizofrenia. “Ela pode ser usada para tratar de mágoa a vícios”, afirma. Segundo a especialista, os resultados surgem com a prática dos exercícios. A EFT (também conhecida como acupuntura emocional sem agulhas) pode até ser aplicada a distância com a ajuda de um terapeuta.

O profissional faz as perguntas para que o cliente informe o que o incomoda. A partir disso, formula as frases para estimular o desbloqueio (por exemplo: “Embora eu tenha esse problema, eu me aceito profunda e completamente”) e ensina os movimentos. O cliente repete os gestos enquanto fala.
 

De onde vem?

A EFT foi desenvolvida por Gary Craig a partir do trabalho de Roger Callahan, psicólogo americano que conhecia acupuntura. Callahan descobriu, por meio de experiências no consultório, que toda emoção negativa é causada por bloqueios na circulação da energia vital. Ao fazermos a energia fluir, a emoção negativa é dissolvida. Nos atendimentos, ele estimulava os meridianos dos pacientes, batendo neles com a ponta dos dedos. No Brasil, a técnica não é regulamentada, mas já existem cursos.
 

A EFT também trata:

Ansiedade, insônia, medos, fobias, dores, dormência, tensão e outras emoções negativas, como traumas, medo de falar em público ou até de voar de avião.
 

Para saber mais

Graziella e André fazem cursos pelo Brasil. Ele, inclusive, permite baixar uma apostila com os movimentos da técnica gratuitamente em seu site.