Conheça o canal que ensina receitas em língua de sinais no YouTube

No “Chef Cenoura” a inclusão é ingrediente principal.

Verdade seja dita: é beeeeem mais legal (e funcional) assistir a vídeos de receitas ao invés de lê-las por escrito. Vai dizer que não dá muito mais vontade de ir pra cozinha botar a mão na massa? Os surdos também pensam assim, só que para eles a coisa fica bem mais complicada, mesmo com a opção de legenda que o YouTube disponibiliza.

“O canal em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi pensado porque não há nenhum outro canal, pelo menos não conhecemos, que seja inclusivo tanto para o ouvinte quanto para o surdo. Ou os canais são só em Libras, ou só falados em português (e torça para a legenda estar certa). Não há inclusão nisso”, diz Débora Claudio Dable, que é professora de Libras e cocriadora do canal Chef Cenoura no YouTube.

Em 2014, ela e o marido, Felipe Figueras Dable, criaram o blog Chef Cenoura e lá compartilham receitas ovo-lacto-vegetarianas desde então. “Somos vegetarianos há 15 anos e muita gente nos perguntava: mas vocês comem o que? Só salada? Então, com o blog, nossa resposta passou a ser: comemos saladas e muitas outras coisas. Vejam lá no blog Chef Cenoura!”

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Felipe, que é psicólogo, vem de uma família apaixonada por gastronomia e os dois criaram o hábito de convidar amigos para testarem as receitas do blog. Foi quando um deles, o fotógrafo Lucas Costa, lançou a ideia do canal com Libras. A ideia assustou um pouco no início, mas Débora tem uma relação de carinho muito especial com a língua de sinais, pois tem uma irmã surda e aprendeu Libras como primeira língua. “Ao pensarmos em fazer o canal neste formato, a primeira pessoa que consultamos foi a Janaína, irmã da Débora. Precisávamos saber dos próprios surdos se seria útil um canal onde a receita estivesse em Libras e não apenas legendada. A resposta foi: sim, será muito útil. Quanto mais visual for o canal, melhor!”, conta Felipe.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

O Chef Cenoura está no YouTube desde setembro e já conta com 15 receitas, todas vegetarianas e com tradução simultânea em Libras. Para o casal, a maior alegria é ver a satisfação de quem assiste e agradece pelo projeto. “Tem sido sensacional! É lindo receber diariamente mensagens de surdos, amigos de surdos, parentes de surdos, estudantes de Libras e de pessoas que apoiam o canal mesmo sem ter um envolvimento direto com a Libras. A gratidão e o imenso carinho e amor das mensagens é de arrepiar”, comemora Débora.

Além das receitas deliciosas, daquele clima de “bem-vindo à nossa casa” e da tradução feita com muito bom humor, o cachorro Bart é uma atração à parte no canal! “É o mascote do Chef Cenoura. Se ele não aparece nos vídeos, recebemos um monte de mensagens dizendo: e o Bart? Não apareceu!”, conta o casal. Quem entra no canal logo percebe que não é preciso ser nem surdo, nem vegetariano para virar fã!

Facebook/Débora Claudio Dable Facebook/Débora Claudio Dable

Facebook/Débora Claudio Dable (/)

Como diz o slogan do Chef Cenoura, “cozinhar é dar amor” e foi essa a maneira encontrada por Débora, Felipe e Lucas para mostrar que os surdos merecem muito mais do que o direito a compreender um pronunciamento oficial na TV. Inclusão e carinho são sempre os melhores temperos!

*Atualmente o Chef Cenoura está em busca de parcerias com empresas que queiram apoiar o canal. Para entrar em contato com eles o email é: chefcenoura@gmail.com wink