Convidada russa do ‘Encontro’ gera polêmica ao falar sobre violência

A informação passada pela convidada Elena não condiz com a realidade encontrada na Rússia.

A Copa 2018 começou nessa quinta-feira (14) e uma convidada russa esteve no “Encontro com Fátima Bernardes” para falar sobre aspectos de seu país. Vestida com trajes típicos, a mulher, identificada apenas como Elena, falou sobre os costumes, o modo de vida e a culinária na Rússia.

Quando Fátima abriu o microfone para a platéia, uma espectadora quis saber como era a situação da violência por lá – e a resposta gerou muitas críticas. Elena respondeu que a palavra “violência” nem mesmo existe no idioma russo. “Existem crimes, como em todos os países. Mas violência, isso não”.

Acontece que a Rússia é um país que definitivamente não tem fama de ser good vibes. Para início de conversa, a nação é tida como uma das mais homofóbicas do Ocidente. O racismo e a xenofobia também são bem presentes por lá. Organizações LGBT e anti-racismo chegaram a emitir notas alertando para que turistas não brancos e não heterossexuais tivessem cuidado ao visitar o país durante a Copa.

A forte discriminação russa contra as minorias – e a opressão violenta que elas sofrem – é um aspecto largamente conhecido ao redor do mundo e as questões polêmicas quanto à violência no país não param por aí. No início de 2017 o presidente Vladimir Putin sancionou uma lei que descriminaliza a violência doméstica caso a vítima apresente apenas lesões leves. Dessa forma, se uma mulher apanha do marido e o resultado disso for somente hematomas e arranhões, o agressor terá que pagar apenas uma multa e/ou fazer trabalhos voluntários. Em 2005, um estudo feito em solo russo revelou que 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência doméstica.

Com isso, é lógico que a declaração de Elena foi recebida com estranheza, para dizer o mínimo. Afinal, uma coisa é falar que seu celular dificilmente será roubado nas ruas da Rússia, outra é dizer que não há violência por lá.

Confira as reações do público do “Encontro” no Twitter:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s