Dia do Pi: por que o logo do Google hoje tem uma torta?

Matemática e confeitaria se unem para comemorar o Dia do Pi, esse número tão especial. E ainda: veja a receita da torta da foto!

De tempos em tempos, em certas datas comemorativas, o Google muda o logo em sua página principal para uma imagem diferente. Nesta quarta-feira (14), quem entra na home do site de buscas se depara com uma bela torta, acompanhada de ingredientes como uma maçã e pedacinhos de chocolate branco. Trata-se do Doodle comemorativo do Dia do Pi. Muita gente não entendeu nada.

O que é o Pi?

Essa a gente aprendeu na escola! Vamos relembrar? O Pi é a proporção numérica definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e o diâmetro da mesma circunferência. Independentemente do tamanho da circunferência, o resultado vai ser aproximadamente 3,14159265

Aproximadamente porque até hoje ninguém sabe exatamente o valor de Pi – e provavelmente nunca vai saber. Até o momento, os matemáticos conseguiram chegar até a 8.000.000.000.000.000 casa decimal, em 2013. Impressionante, mas ainda há o que explorar. 

Por que 14 de março é o dia do Pi?

Essa data comemorativa foi criada em 1988 pelo físico Larry Shaw, para homenagear o número Pi (ou, se você preferir, π, a décima letra do alfabeto grego). E o motivo de ser 14 de março é a coisa mais simples de explicar nessa matéria: as datas, nos Estados Unidos, são escritas colocando o mês antes do dia. Então 14 de março é March 14, ou 3/14. Como o Pi é 3.14, o dia 14 de março foi escolhido como a data para celebrar esse número tão especial.

Por que tem uma torta no Doodle de hoje?

Essa resposta também é simples, e faz todo o sentido, mas não em português.

O número Pi, em inglês, tem exatamente a mesma pronúncia da palavra “Pie“, que significa torta. Por isso, tradicionalmente no dia do Pi as pessoas comem torta para celebrar.

Para o Doodle desta quarta, o Google encomendou uma torta com o chef confeiteiro e criador do cronut (aquela mistura de donut com croissant) Dominique Ansel. Ele criou uma torta de caramelo salgado com maçã. Quer ver como foi a criação desse doce especial?

O Google ainda divulgou a receita da torta de maçã com caramelo salgado de Dominique Ansel. A receita está em inglês, então traduzimos para o português e fizemos as conversões das medidas. Confira:

Torta de maçã e caramelo salgado, por Dominique Ansel

Massa da torta

Ingredientes
4 xícaras de farinhas de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
½ colher de sopa de sal
340 gramas de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
⅔ de xícara de água gelada

Modo de fazer

  1. Em uma batedeira com o misturador de raquete, misture a farinha, açúcar e sal e velocidade média a baixa por 30 segundos
  2. Aumente a velocidade para o máximo e coloque a água gelada aos poucos. Depois coloque os cubos de manteiga gelada. Continue misturando em velocidade média por aproximadamente 2 minutos. Pare de misturar antes da manteiga se incorporar totalmente (a massa parecerá com uma farofa, e os pedacinhos de manteiga devem ter o tamanho de ervilhas.
  3. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e a divida em duas bolas. Achate cada uma em forma de disco, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por pelo menos uma hora.

Recheio de maçã

Ingredientes
8 maçãs descascadas, sem miolo e fatiadas
113g de manteiga sem sal
¼ de xícara de amido de milho
¾ de xícara de açúcar
⅓ de xícara de açúcar mascavo
¼ de xícara de uísque bourbon
1 xícara de cidra de maçã
1 pitada de noz-moscada
1 e ½ colher de chá de canela
¼ de colher de chá de sal

Modo de fazer

  1. Em uma tigela grande, misture o amido de milho, açúcar, açúcar mascavo, noz-moscada, canela e sal. Adicione as fatias de maçã e misture delicadamente até que as maçãs fiquem inteiramente cobertas.
  2. Derreta a manteiga em uma panela grande, em fogo médio. Adicione as maçãs à manteiga derretida ainda quente. Coloque a cidra de maçã e o uísque bourbon. Cozinhe em fogo médio, mexendo às vezes, até as maçãs ficarem macias (cerca de 30 minutos).
  3. Remova do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Calda de Caramelo Salgado

Ingredientes
2 xícaras de açúcar
2 e ⅔ xícaras de creme de leite
4 colheres de sopa de xarope de milho claro
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de flor de sal

Modo de fazer

  1. Em uma panela média, coloque todos os ingredientes para cozinhar, misturando de vez em quando. Assim que a mistura atingir 110ºC (vai ficar visivelmente mais grossa), remova do calor e coloque em um recipiente que não seja de plástico (pode ser de vidro ou metal). Deixe esfriar em temperatura ambiente.
  2. Assim que atingir a temperatura ambiente, misture bem e deixe na geladeira até o momento de utilizar (DICA: a calda de caramelo pode ser feita até 2 semana antes. Você pode usá-la para cobrir o sorvete ou colocar no café!)
  3. Uma hora antes de montar a torta, tire a calda da geladeira e deixe que ela chegue à temperatura ambiente.

Montagem e hora de assar

Ingredientes
Massa da torta (em temperatura ambiente)
Recheio da torta (resfriado)
Calda de caramelo salgado (resfriado)
1 ovo batido (para pincelar)

Modo de fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC
  2. Em uma superfície enfarinhada, usando um rolo abra um dos discos de massa em um círculo de cerca de 30 centímetros, então transfira para uma forma de 22 centímetros, pressionando levemente o fundo e as laterais. Coloque o recheio de maçãs sobre a massa da torta. Espalhe um pouco da calda de caramelo salgado sobre as maçãs.
  3. Abra o outro disco de massa. Corte tiras de 2,5 centímetros de largura e 30 centímetros de comprimento. Coloque metade das tiras sobre a torta, e forme um entrelaçado colocando a outra metade das tiras diagonalmente sobre as primeiras tiras. Sele as bordas pressionando com um garfo todo o entorno da torta. Corte o excesso de massa nas laterais se necessário.
  4. Pincele o ovo batido na superfície da torta. Asse por 35 a 40 minutos até que a massa esteja dourada-escura. Deixe então a torta esfriar por 30 minutos. Coloque mais calda de caramelo salgado sobre a torta e sirva.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Wegton José Alvarenga Silva Alvarenga Silva

    Aniversário de Albert einstein, morte Stephen Hawking, dia da letra grega Pi 3,14.Uma constelação de grandezas, em um só dia.

    Curtir