Faça bonito em qualquer evento

As regras de etiqueta em almoços e jantares assustam, principalmente porque pouca gente as conhece bem

Siga o mdemulher no Instagram
Faça bonito em qualquer evento

À mesa, regras simples de etiqueta
são mais úteis do que imagina!
Foto: Divulgação

Onde coloco os talheres ao arrumar a mesa? Preciso esperar o dono da casa se servir para só então fazer meu prato? E o guardanapo, fica no colo? Tais detalhes, em muitos casos, acabam se transformando em dúvidas enormes na hora de aceitar o convite de um colega de trabalho para almoçar ou mesmo antes de fazer uma reuniãozinha em casa…

Segundo a jornalista e consultora de moda Helen Pomposelli, do Rio de Janeiro, hoje as pessoas preferem receber de maneira mais informal. Mas a especialista recomenda cuidado para não transformar a informalidade em falta de educação.

“O jantar em estilo bufê, onde cada um faz seu próprio prato, é bacana, mas recomenda-se acomodar os convidados sentados à mesa”, adverte. “É muito chato fazer as pessoas comerem espalhadas pela sala, equilibrando o prato sobre as pernas – principalmente se seus convidados forem idosos”, explica Helen.

O cerimonialista carioca Ricardo Stambowisky, que já organizou festas de casamento de casais-celebridade como Adriana Esteves e Vladimir Brichta e Regina Casé e Estevão Ciavatta, defende que o que deve prevalecer sempre é o bom senso.

“Se estiver em dúvida, procure um livro sobre o tema, pesquise na internet ou, dependendo da ocasião, contrate um profissional especializado para ajudar”, diz ele. O que não dá é perder noites de sono sofrendo com medo de cometer gafes em alguma festa… Ou, pior ainda, deixar de ir!