Golpe no Facebook Messenger está roubando dados bancários

Através de um vírus enviado por mensagem, hackers têm acesso a senhas e outras informações. Saiba como se proteger!

Assim como o WhatsApp, o serviço de mensagens do Facebook também está sendo utilizado para aplicar novos golpes. E, nesse caso, um vírus que rouba dados importantes está se espalhando através da rede.

Segundo o pesquisador de segurança digital Bart Blaze, o vírus é enviado por meio de mensagem, através da conta de um amigo que já tenha sido infectado. Nela, o usuário recebe o arquivo de uma suposta imagem com a extensão “.svg”. Aí, o tal arquivo leva a uma versão falsa do YouTube, onde a pessoa é induzida a instalar uma extensão no navegador, na promessa de que assim conseguirá visualizar a imagem enviada pelo amigo.

print

 (Bart Blaze/Reprodução)

E é por meio dessa extensão que os hackers passam a ter acesso às páginas visitadas anteriormente pela vítima. Assim, os criminosos roubam senhas e até mesmo dados bancários. De acordo com Bart Blaze, esse vírus também possibilita aos hackers a instalação de um software malicioso – os chamados malwares – que criptografa todas as informações armazenadas no computador.

Você já sabe, mas não custa repetir: muita atenção na hora de abrir arquivos suspeitos, fornecer dados e realizar instalações no computador ou no celular!