Levante a sua autoestima

Ela é a nossa maior aliada para obter sucesso na vida. E não há limite de idade para conquistá-la!

Gostar de si mesma! Para a atriz, um jeito
de fortalecer a auto-estima é se conhecer
a fundo e se amar
Foto: Priscila Prade

Elegância e talento são qualidades associadas à imagem de Christiane Torloni, a batalhadora Sônia da novela Beleza Pura. Porém, assim como todos nós, ela já enfrentou altos e baixos em sua auto-estima. “Ninguém está livre de problemas”, afirma a atriz. “Hoje, posso garantir que me conheço bem para identificar minhas quedas. Para obter meu equilíbrio espiritual, costumo andar de bicicleta, praticar ioga e meditar”, conta. 

Mas, afinal, o que é essa tal de auto-estima, também chamada de amor-próprio? Para a psicóloga Edina Bom Sucesso, de Belo Horizonte, autora do livro Auto-estima e Felicidade (ed. Quality Mark), é o modo como uma pessoa se sente em relação a si mesma. “É o juízo que cada um faz de si, o quanto gosta de sua própria pessoa”, explica. E ela afirma com todas as letras: “A auto-estima equilibrada é um ingrediente fundamental da felicidade.”

A genética explica

Por incrível que pareça, os cientistas garantem que parte do amor que uma pessoa sente por si mesma é determinada pela genética. Assim como ter olhos castanhos ou azuis, você herda dos seus pais a predisposição para ser mais ou menos feliz consigo mesma. Isso ajuda a explicar por que irmãos criados da mesma maneira muitas vezes têm auto-estima bastante diferente.

Segundo os psicólogos, a auto-estima elevada funciona como uma barreira emocional que determina a forma como lidamos com as dificuldades. E ajuda até a prevenir doenças. “Asma e gastrite são males recorrentes em pessoas com baixo nível de amor-próprio”, diz Edina. Isso sem falar na depressão. Afinal, a sensação de incapacidade é um dos aspectos que podem tornar alguém depressivo.

A boa notícia é que podemos desenvolver a auto-estima em qualquer idade, mantendo-a elevada para sempre. “Trata-se de um treinamento diário, que depende unicamente de nosso esforço pessoal.” Saiba como fortalecer sua auto-estima e mantê-la sempre lá em cima.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s