Malala está sendo julgada pelas roupas que usa e isso é absurdo

Muita gente está se achando no direito de dizer como Malala Yousafzai deveria se vestir.

Não basta ser a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel. Não basta ser uma das personalidades mais inspiradoras da atualidade, símbolo da luta por educação. Caso você seja mulher, as pessoas vão dar pitaco nas roupas que você usa.

Pois é, nem Malala Yousafzai está imune e a onda de comentários sobre o vestuário dela começaram a partir de um tuíte infeliz da jornalista paquistanesa Mehr Tarar. No post, ela divulgou uma foto que supostamente mostra Malala vestindo roupas ocidentais. Ainda não se sabe se de fato é ela na imagem, mas a questão não é essa.

Junto da foto, o comentário foi o seguinte: “Finalmente uma foto da Malala em que ela está apenas sendo uma garota jovem normal.  É surpreendente que sua cabeça esteja sempre coberta…”.

Bom, o problema número 1 é que, aparentemente, apenas roupas ocidentais são ~normais~ para a jornalista. E ela ainda resolveu ser irônica em relação ao véu que Malala usa. Ora, por que haveria de ser surpreendente que ela sempre cubra a cabeça se esse é um aspecto religioso e cultural a que está habituada desde sempre?

É claro que a Mehr Tarar tem o direito de levantar o debate sobre o que é imposto às mulheres de seu país – ambas são do Paquistão -, mas esse tipo de alfinetada sarcástica não contribui em nada, né?

Bom, mas o julgamento ao look não parou por aí, pois vários seguidores da jornalista resolveram criticar Malala também – mas na direção contrária. São muitos os comentários atacando Malala por estar supostamente vestindo-se de maneira ocidental.

“Agora jeans… sapatos… daqui a pouco também vai tirar essa dupatta [nome dado ao véu]”, disse um usuário. Ao ser questionado sobre qual seria o problema disso, ele argumentou: “Ela sempre usa vestidos tradicionais do Paquistão em frente ao mundo… devia continuar assim”.

“Isso é hipocrisia”, opinou outro.

“Ela está sem o pai… que estranho”, disse um terceiro, dando uma de Xeroque Rolmes. Detalhe: Malala está morando na Inglaterra e acaba de iniciar os estudo em Oxford, por que haveria de estar indo à faculdade com o pai?

Felizmente, muitas outras pessoas defenderam Malala nas respostas desse mesmo post. Ufa!

Frente à polêmica, uma blogueira paquistanesa resumiu perfeitamente a situação: “Mais pessoas ficaram enlouquecidas ao ver Malala usando jeans do que quando ela foi baleada. As nossas prioridades demonstram por que somos nós mesmos os nossos piores inimigos”.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s