Quer morar sozinha? Preparamos um grande guia para você

Se você escolheu morar sozinha, precisa se preparar: separamos nossas melhores dicas para você

Você sabia que hoje, no Brasil, mais de 8 milhões de pessoas vivem sozinhas? De acordo com dados do Instituto Locomotiva, são 8,2 milhões de pessoas que moram sós em suas casas ou apartamentos. Para ter uma ideia, é mais do que a população todinha da cidade do Rio de Janeiro.

Tem gente que se vê nessa situação de uma hora para a outra, mas muitas pessoas – especialmente os jovens – optam por ter um cantinho exclusivo para si. Se esse é o seu caso, preparamos um guia para quem deseja morar só. Vem com a gente, que tem muita dica boa!

Você está preparada?

Morar sozinha pode ser uma grande alegria, mas nem todo mundo se sente confortável assim. É bom saber de algumas coisas importantes antes de dar esse passo. É bom também fazer uma autoanálise sincera: por que você está tomando essa decisão? É algo definitivo ou passageiro? Você tem dinheiro suficiente para manter sua casa?

A gente cresce com pai e mãe organizando nossa vida, não é? Antes de ir morar sozinha, a gente espera que você tenha aprendido algumas coisas com eles sobre o que é administrar um lar. Se não foi o caso, você vai ter de correr atrás do tempo perdido!

Como encontrar a casa ideal

Primeira vantagem de morar sozinha: você pode escolher morar onde lhe agradar, sem ter de discutir com mais ninguém. Se você tem um dinheiro guardado e pode pensar em comprar uma casa ou apartamento, precisa ver o que é melhor para você: alugar ou comprar uma moradia? Cada um dos casos tem vantagens e desvantagens, e nem sempre aquela máxima de que alugar é jogar dinheiro fora se aplica.

Qualquer que seja sua opção, você deve começar a buscar sua moradia alguns meses antes da data em que pretende se mudar, pois o processo todo pode ser burocrático. Já separe os documentos que as imobiliárias costumam pedir: RG e CPF, comprovantes de rendimento, comprovante de residência, declaração do Imposto de Renda… assim, se você achar a casa dos sonhos, pode dar entrada no processo o quanto antes.

Atualmente alguns sites ajudam na busca pelo imóvel dos sonhos, sem você nem ter de sair de casa. O Zap Imóveis e o ImovelWeb têm anúncios das principais cidades do Brasil. O QuintoAndar foca em São Paulo e Campinas, e apenas em aluguel. Procure no Google, que certamente algum site atende a região que você deseja.

Mudança

Mudar de casa é sempre difícil, mas se você está saindo de casa pela primeira vez, dá para ser mais leve e suave. Seguindo algumas dicas, dá para fazer a mudança sem transtorno. Antes da mudança, se desfaça de tudo que você não precisa ou não usa mais, e se mude apenas com o que realmente tem utilidade.

Garanta que sua nova casa passou por uma boa faxina antes de se instalar lá. Encaixote as coisas de cada cômodo juntas, e etiquete as caixas, de forma que, na chegada, fique mais fácil identificar o que deve ficar onde.

Dia a dia

Se você nunca cuidou de casa antes, precisa ler o guia da dona de casa iniciante para quem não sabe fritar nem um ovo. São 47 dicas certeiras para cozinhar, limpar e manter a casa funcionando para você mesma usufruir.

Sabe aquela compra de supermercado gigantesca que sua família fazia mensalmente ou a cada 15 dias? Pode esquecer: você vai ter de aprender a fazer a lista de compras perfeita para quem mora só. Porções menores, escolhas inteligentes, receitas certeiras. E sabe o que mais? Nessa fase da vida, o freezer pode ser seu melhor amigo: menos desperdício de perecíveis, mais comida prontinha e congelada.

Você também vai ser responsável pela limpeza da casa – mesmo se puder contratar um profissional, é preciso manter a casa limpa entre uma visita e outra da turma da faxina. Veja aqui oito mitos sobre limpeza da casa, para você esclarecer já. Alguns truques básicos podem facilitar muito sua vida. E sabia que algumas misturinhas naturais são até mais eficientes que os produtos químicos de limpeza? E vale prestar atenção especial às suas roupas – se não era você que cuidava disso antes, não corra o risco de estragá-las ao lavar do jeito errado.

Com essas dicas, morar sozinha vai ser um grande prazer, você vai ver!