NASA quer ajuda para lidar com o ~número 2~ dos astronautas

Dentre os desafios enfrentados pelos astronautas, "ir ao banheiro" nunca esteve no topo da nossa lista imaginária... Até a NASA criar este concurso.

No último mês, Peggy Whitson se tornou, aos 56 anos, a mulher mais velha a visitar o espaço sideral. O feito com certeza lembrou muita gente de sonhos longínquos: “quando crescer, vou ser astronauta…“.

Nostalgias à parte, porém, vamos combinar: é raro que a gente pense em como REALMENTE funciona a vida de um astronauta. Você já se perguntou, por exemplo, como funciona no espaço a hora de visitar o banheiro?

Atualmente, a NASA está organizando um concurso de nome (e intuito) bastante curioso: é o Space Poop Challenge, ou, em tradução livre, “Concurso de Cocô no Espaço“.

space-poop_wide-bb2b786a7388c60a7d82bf760f4757fb305d4aaf-s800-c85

Se você tiver uma ideia brilhante para aprimorar o sistema usado nas roupas dos astronautas, participe. Além de ajudar a vida destes desbravadores do espaço, você pode acabar ganhando a singela quantia de 30 mil dólares.

Mas saiba: seu sistema deve suportar, de forma confortável, durante 6 dias os dejetos de uma pessoa. Isso envolve número 1, número 2 e, às vezes, também um certo número 3 – a menstruação. Tudo isso sem gravidade, e, ainda por cima, acoplado àquela emblemática roupinha branca.

É preciso ainda levar em conta que, usando este sistema, o astronauta precisa conseguir se mover, se sentar e passar através de espaços apertados. Não é tão fácil quanto parece, né? (Vai ver é por isso que os gênios da NASA estão pedindo ajuda…).

O prazo para o envio de projetos é o dia 20 de dezembro. Vai que, até lá, você encontra alguma inspiração?

Saiba mais sobre o concurso, em inglês, no site da HeroX – e descubra, no vídeo abaixo, como os astronautas resolvem suas questões fisiológicas, quanto estão sem as roupinhas emblemáticas, dentro de suas naves.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s