O que comemoramos no feriado de 7 de setembro?

A resposta curta é "a Independência do Brasil", mas aqui a gente explica melhor essa história.

O feriado de 7 de setembro é o Dia da Independência do Brasil e muita gente não se lembra disso. A gente entende: é o primeiro feriado nacional depois de um tempão (e depois de agosto, famoso mês de 360 dias), e antes de pensar em “independência ou morte” a gente pensa em praia. Mas se você quer entender melhor o que se comemora no feriado de 7 de setembro, vem com a gente.

A tal da independência se refere ao momento na história em que o Brasil, que já havia deixado de ser uma era uma colônia e na época era um Reino Unido a Portugal e Algarves, começou a se emancipar de Portugal, que era então um império. Dom Pedro I, que era o príncipe regente do Brasil, recusou voltar para Portugal, que desejava recolonizar o Brasil. Essa data ficou conhecida como o “Dia do Fico”, 9 de janeiro de 1822.

Daí por diante, Dom Pedro decidiu uma série de coisas que não iam ao encontro dos interesses de Portugal. Convocou uma Assembleia Constituinte, fez com que as tropas da Marinha voltassem para a Europa e fez com que o povo lutasse pela Independência.

Independência ou Morte

Pressionado pelo Império português, Dom Pedro decidiu romper de vez e declarar a independência do Brasil. Diz a história que foi em 7 de setembro que ele, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, ergueu uma espada e gritou “Independência ou Morte!”. Em dezembro ele foi nomeado imperador do Brasil, com apenas 24 anos de idade. A independência foi reconhecida logo de cara pelos Estados Unidos e pelo México. Portugal e Grã-Bretanha só admitiram que o Brasil era um país independente em 1825, mas a data oficial é mesmo 7 de setembro de 1822.

Diversos países que já foram colônias comemoram seus dias da independência. Na Argentina é em 9 de julho, no Canadá 1º de julho, e nos Estados Unidos, 4 de julho. Até Portugal tem seu próprio dia da independência: 1 de dezembro, quando se separou da União Ibérica que formava com a Espanha. A data é para ser comemorada, mesmo, pois simboliza a liberdade de uma nação que era subjugada a outra.

Aqui no Brasil a data é marcada por viagens à praia, claro, mas também por desfiles em diversas cidades do país. Como você vai comemorar o 7 de setembro este ano?

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!