Oração e meditação: saiba como essas práticas podem mudar a sua vida

Em pouco tempo, elas são capazes de aumentar a autoestima, aliviar o estresse e até ajudar a viver mais.

1 minuto de oração por dia já é suficiente para aumentar o seu bem-estar.
Foto: Getty Images

 

Mudar a rotina é difícil, mas não impossível – ainda mais quando existe uma boa razão para isso. E quer motivo melhor para chacoalhar a rotina do que aumentar o próprio bem-estar? Os benefícios das práticas do corpo e da mente estão cada vez mais comprovados por estudos de médicos, psiquiatras, psicólogos e neurocientistas. O incrível é que bastam alguns minutos de prática por dia – no caso de uma oração, de um a três minutos já são suficientes. Veja como transformar sua vida investindo pouco tempo nessa prática e prolongue a sensação de bem-estar quando puder se dedicar por mais tempo.


6 motivos para você meditar e orar todos os dias


1. Evitar o estresse
Nada melhor que a meditação da atenção plena, que ajuda a desenvolver a concentração, a viver o momento presente, diminuindo a ansiedade e aprofundando a compreensão.

O efeito: nesse método, é fundamental afastar qualquer pensamento que desvie a atenção da própria respiração. É preciso se concentrar na inspiração e expiração. A prática melhora a estabilidade emocional e ajuda a ter foco.


2. Ter disposição
Reze o terço ou recite mantras mentalmente e experimente mudanças positivas no seu corpo. A repetição lenta e contínua de uma palavra (ou frase) reduz para menos da metade a frequência respiratória, sincronizando-a com o ritmo cardíaco e a circulação sanguínea, regulando a pressão arterial.

O efeito: os ritmos biológicos do seu corpo entram em harmonia, orientando e reforçando um ao outro. Assim, você adquire maior tolerância ao estresse e pacifica a alma.


3. Aprender melhor
Medite. Essa prática faz as áreas do cérebro ligadas à atenção e à memória interagirem em fluxo constante, evitando a dispersão.

O efeito: proporciona clareza mental e a capacidade de aprender aumenta. Outra vantagem da meditação é que ela desvia a atividade das áreas do cérebro relacionadas à hiperatividade e ao déficit de atenção.


4. Garantir saúde e longevidade
A oração é uma grande aliada. Milhares de estudos demonstram a ligação entre a fé e os benefícios à saúde, tanto na prevenção quanto na maneira de lidar com as doenças.

O efeito: há inúmeros relatos médicos sobre a capacidade de pessoas que têm fé de recuperar-se mais rapidamnte, inclusive de doenças como o câncer. Estudos comprovam também a eficácia da oração para reduzir a pressão alta e a depressão em idosos, adiando assim os sintomas do mal de Alzheimer.


5. Aliviar a tensão
Conte com a fé e a oração. Estudos comprovam que crenças religiosas dão mais esperança e renovam o amor ao próximo. A religião também convida à vida social, com grupos de orações.

O efeito: as pessoas que têm religião se encontram em templos, igrejas e criam laços de amizade com muito mais facilidade. Sentem que têm com quem contar, o que diminui a ansiedade e as torna mais felizes.


6. Melhorar a autoestima
Converse com Deus. Fique alguns minutos em silêncio e expresse o que está sentindo em uma espécie de oração, como se estivesse desabafando com alguém que jamais irá julgá-la.

O efeito: segundo estudos científicos, conversar sobre suas dificuldades com um “poder maior”, como o divino, ajuda você a entender as próprias emoções mais rapidamente e a se ver de forma mais positiva, aceitando-se como é.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s