Ouvindo emoticons: projeto transforma imagens em sons para deficientes visuais

Emoti Sounds são a forma de fazer os deficientes visuais curtirem mais os emoticons

Você já pensou em como deficientes visuais navegam na internet? O meio, que é extremamente visual, não é naturalmente amigável para quem não enxerga. Por isso existem programas que são leitores de tela: eles transformam o texto dos sites em som, e assim os deficientes visuais conseguem navegar. 

O problema é quando a leitura chega em uma imagem. Para fotos, existe um código que, se bem preenchido, descreve o que está na foto ou na ilustração. E nos emoticons, os leitores de tela traduzem ao pé da letra. heart é “coração”, wink é “piscadinha”, cheeky ‘e ” língua de fora” . E assim, para os deficientes visuais, os emoticons e emojis não transmitem nenhuma emoção – são apenas imagens descritas literalmente. 

Para resolver esse problema, o Instituto Benjamin Constant, centro de referência nacional na área da deficiência visual, desenvolveu em parceria com a Live Tim os Emoti Sounds. São gravações que transformam os emoticons em sons, muito mais emocionantes do que a simples descrição da imagem. O heart, por exemplo, tem o som de um coração batendo, e quando alguém manda o wink dá para imaginar que tem alguém flertando com você, mesmo. 

Para usar os Emoti Sounds basta baixar um plugin gratuitamente. Ele é compatível com o leitor de tela NVDA, para Windows. Nesse link você também pode ouvir todos os Emoti Sounds.