Pezinhos relaxados

Do tempo da vovó, o escalda-pés continua sendo um santo remédio contra cansaço, dor de cabeça e problemas de pele

Escalda-pés ajuda a aliviar uma porção de problemas do dia-a-dia
Foto: Divulgação

Fim de ano é sempre a mesma coisa; hora de pagar as contas atrasadas, procurar presentes econômicos para a família, enfrentar filas enormes… Enfim, correr de lá para cá acaba nos cansando e o que mais sai prejudicado nesta história são os pés. Tem gente que não vê a hora de chegar em casa e tirar os sapatos.

Mergulhar os pés numa bacia com água quente funciona como um calmante ou um ótimo relaxante muscular. O calor da água dilata os vasos sanguíneos, ativa a circulação, esquenta todo o corpo e dá uma agradável sensação de bem-estar. Confira as receitinhas e se entregue a essa delícia!

Escalda-pés mais gostoso 
· Faça antes de dormir. 
· Ponha uma música bem relaxante. 
· Coloque pedrinhas ou bolinhas de gude na bacia e pressione-as contra os pés.

Estes são tiro-e-queda!
Sete escalda-pés que curam dor de cabeça, previnem varizes e fazem você mais feliz 

· Para relaxar os pés cansados
“Numa bacia com água morna, ponha cinco gotas de óleo essencial de lavanda e duas de alecrim. Mergulhe os pés por 15 minutos e, em seguida, enxágüe-os com água fria”, ensina a terapeuta holística Elisabeth Cavalcante. 

· Para sumir com a dor de cabeça
Durante 15 minutos, deixe os pés em imersão o mais quente que suportar. Ao mesmo tempo, embeba uma toalha em água gelada, torça-a e coloque-a sobre a testa, a nuca ou onde estiver a dor. 

· Para aumentar o pique e a energia
Acrescente 15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta numa bacia com dois litros de água quente. Deixe seus pés de molho por cerca de 20 minutos. Mas atenção: por ser estimulante, esse escaldapés não deve ser feito antes de dormir. 

· Para acabar com a micose 
Despeje meio litro de água fervente sobre flores secas de calêndula. Coe, despeje numa bacia e ponha 60 ml de vinagre de maçã. Faça todos os dias por 20 minutos. 

· Para diminuira transpiração
Ponha três gotas de óleo essencial de cipreste numa bacia com meio litro de água morna. Deixe os pés de molho por 20 minutos. 

· Para aliviar o inchaço nas pernas
Dilua na água duas tampinhas de álcool e duas de sal grosso. Deixe os pés de molho por 20 minutos e enxágüe bem. 

· Para evitar varizes
Encha dois baldes — um com água fria, outro com água quente. Mergulhe os pés primeiro na água fria, por um minuto, depois na quente, por cinco minutos. Repita o processo durante 15 minutos, terminando na água fria.