Quais documentos são necessários para votar nas eleições 2018?

Mesmo se você perdeu ou não faz ideia de onde está seu título eleitoral, pode votar normalmente.

Com a chegada do primeiro turno das eleições 2018, no próximo domingo, dia 7 de outubro, é preciso estar atento a resposta de uma pergunta importante: quais documentos serão necessários na hora de votar?

A resposta é mais fácil do que se imagina: tenha em mãos um documento oficial com foto. De acordo com o site do TSE, pode ser a carteira de identidade (RG), o passaporte, a carteira de categoria profissional reconhecida por lei, o certificado de reservista, documento nacional de identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação (CNH).

Certidões de nascimento ou casamento não são aceitas, por não terem foto.

Posso votar sem o título de eleitor?

O título de eleitor não é obrigatório, mas é nele que estão registradas sua zona eleitoral e seção. Se você precisar consultar essas duas informações e não encontrar o título, pode descobrir qual a zona e seção eleitoral pela internet.

Outra opção é fazer o download do aplicativo e-Título (disponível na Apple Store e no Google Play Store), que nada mais é do que o título de eleitor online e que, inclusive, substitui o documento com foto, caso a biometria tenha sido feita. Fácil, né?

e-Título na versão Android

 (GooglePlay Store/Reprodução)

Além dos documentos oficiais, o TSE aconselha também a levar uma “cola” na hora de votar, ou seja, um papel com os números dos candidatos de sua preferência anotados. Tudo isso para que a votação seja mais prática e ninguém se perca no meio de tantos representantes e partidos concorrendo aos diferentes cargos eleitorais.

Além disso, vale lembrar mais uma vez: que todo documento oficial com foto valida a sua ida ao local de votação para fazer a sua parte como cidadão. Não deixe de ir!

☆ Tudo sobre o misterioso signo de Escorpião ☆