Qual é a ordem de votação nas eleições 2018?

Veja em que ordem você deve votar para deputados, senadores, governador e presidente nas eleições deste ano.

No próximo domingo, 7 de outubro, acontecerá o primeiro turno das eleições 2018. Se você, eleitor, ainda tem alguma dúvida sobre como vai acontecer o processo eleitoral deste ano, o MdeMulher explica em que ordem você deverá registrar seus votos na urna. Confira!

1º. Deputado Federal

O primeiro candidato que você escolhe é Deputado Federal. Este é o candidato ou candidata representado por quatro dígitos (9999, por exemplo). Caso a foto, o nome e o partido estejam corretos, aperte “confirma” e passe para o próximo voto. Caso contrário, use a tecla “corrige” e comece o processo novamente.

Não há limite de tempo para um eleitor registrar seu voto na urna, por isso tenha calma e só confirme seu voto quando as informações estiverem todas corretas.

urna eletronica como votar

 (TSE/Reprodução)

2º. Deputado Estadual ou Distrital

O segundo candidato que você escolherá será um deputado estadual (ou distrital, se você vota no Distrito Federal). Os deputados estaduais ou distritais são candidatos representados por cinco dígitos (99999, por exemplo).

Fique atento ao nome do partido, assim como à foto do candidato ou candidata que você escolher, e ao nome dele ou dela.

Se estiver tudo certo, aperte “confirma” e prepare-se para registrar seu próximo voto.

urna eletronica como votar

3º. Senadores

Após os votos para deputados federal e estadual ou distrital, é a vez de escolher os senadores. Neste ano votamos em dois candidatos diferentes, cada um representado por três dígitos (999 e 998, por exemplo).

Para votar em seus preferidos dentre as opções dos diversos partidos brasileiros, digite os três números do seu primeiro escolhido e confira se a foto, nome e partido equivalem ao que você quer. Aí aperte “confirma” e vote no segundo senador, digitando os números do segundo escolhido e conferindo.

urna eletronica como votar

Cada candidato só pode ganhar um único voto de cada eleitor. Dessa forma, se você digitar o mesmo número duas vezes, um dos seus dois votos será considerado nulo, e seu candidato receberá apenas um voto.

urna eletronica como votar

4º. Governador

Depois dos senadores, o eleitor vai votar no candidato para Governador. Este candidato é representado por dois números (95, por exemplo). Digite e confirmar os dados do candidato que apareça na pequena telinha.

urna eletronica como votar

5ª. Presidente

Por último, mas claramente não menos importante, o último voto é para o candidato a Presidente da República. Para elegê-lo, é necessário digitar os dois números referentes a sua candidatura (95, por exemplo) e conferir todas as informações do candidato.

urna eletronica como votar

Depois dos seis votos e de exercer sua atitude como cidadão, volte até o mesário e pegue o seu comprovante de votação. Ele é importante para que você possa sempre comprovar que está em dia com as obrigações governamentais.

Ainda está em dúvida? O site do tribuan Superior Eleitoral disponibiliza um simulador de urna eletrônica para que você possa praticar bastante até o dia da eleição. Vote com consciência!