Quando começa a primavera? Entenda por que a data muda a cada ano

A primavera começa dia 22 ou dia 23 de setembro? A resposta certa para essa questão muda com frequência por causa do equinócio de primavera.

É só chegar perto do início de uma nova estação que vemos as buscas por “quando começa” crescerem. O verão é dia 20 ou 21 de dezembro? O outono é 21 ou 22 de março? Não precisa brigar com o coleguinha: a resposta certa para essa pergunta muda a cada ano. A primavera, em 2018, começa no dia 22 de setembro, próximo sábado. Mas nem sempre é assim: em 2015, 2011 e 2010, por exemplo, foi no dia 23 de setembro. E em 2019 também será nesse dia.

Se você quiser ser 100% preciso, pode falar que a estação mais florida do ano vai começar no dia 22 às 22h54. Este é o dia e horário do equinócio de primavera – instante em que o Sol cruza a Linha do Equador Celeste. Não há nenhum misticismo nisso, apenas astronomia. Nesta data, dia e noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. Depois desse dia, no hemisfério sul, os dias passam a ser mais longos do que as noites.

Por que o início da primavera muda a cada ano?

Isso acontece porque o intervalo entre uma primavera e outra – ou seja, o período de um ano – não tem exatamente 365 dias. Cada ano tem aproximadamente 365 dias e 6 horas, o que faz com que o horário exato do equinócio varia ao longo de um período de 18 horas, parte no dia 22, parte no dia 23, geralmente.

Para saber a data e horários exatos do início da primavera, podemos consultar sites confiáveis como o do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ou do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo