Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quem são as 7 mulheres na corrida presidencial das Eleições 2018

Entre candidatas ao cargo de presidenta e vice, essas são as mulheres que estão na disputa.

Por Júlia Warken
Atualizado em 16 jan 2020, 09h28 - Publicado em 5 set 2018, 16h46

Entre candidatas a presidenta e vice-presidenta, temos seis mulheres na corrida das Eleições 2018. Esse número é pequeno, tendo em vista que são 13 chapas na disputa e 26 candidatos no total, mas a representatividade já é maior do que em anos anteriores. Vale lembrar que até hoje o Brasil só teve uma presidenta e nunca na nossa história uma mulher assumiu o cargo de vice.

Conheça aqui quem são as representantes femininas na disputa presidencial:

Marina Silva (Rede)

(DIVULGAÇÃO / FLORES, LEVI MENDES JR)

Ela tem 60 anos, nasceu no Acre e já atuou como ministra do Meio Ambiente e senadora. Alfabetizada aos 16 anos, formou-se na faculdade em História e Psicopedagogia. Essa é a terceira vez que Marina concorre à presidência.

Vera Lucia (PSTU)

(Luis Gomes)

Ela é uma das fundadoras do PSTU e, de lá para cá, candidatou-se a prefeita de Aracaju, a deputada federal e a governadora de Sergipe, mas nunca se elegeu. Vera é pernambucana, mas mora em Aracaju desde os 11 anos. Ela tem 50 anos, é formada em Ciências Sociais e essa é a primeira vez que ela se candidata à presidência.

Continua após a publicidade

Ana Amélia (PP)

(Marcos Oliveira/Agência Senado/Reprodução)

Formada em jornalismo, ela tem 73 anos, é gaúcha e já elegeu-se como Senadora pelo Rio Grande do Sul. Concorre pela primeira vez como vice-presidenta, na chapa de Geraldo Alckmin.

Kátia Abreu (PDT)

(Kátia Abreu/Facebook)

Ex-senadora pelo Tocatins e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ela é candidata a vice-presidenta pela chapa de Ciro Gomes. Aos 56 anos, essa é a primeira vez que participa da corrida presidencial. Kátia é formada em psicologia, mas trabalha há décadas como pecuarista. Nascida em Goiás, ela foi radicada no Tocantins.

Manuela d‘Ávila (PC do B)

(@manueladavila/Instagram)

Natural de Porto Alegre, ela tem 37 anos e é formada em jornalismo. Seu primeiro cargo político foi como deputada federal e, antes de lançar-se na corrida presidencial, ela atuava como deputada estadual no Rio Grande do Sul. Manuela concorre como vice na chapa de Fernando Haddad, que substituiu Lula como candidato do PT. 

Sonia Guajajara (PSOL)

(Sonia Bone Guajajara/Facebook)

Primeira indígena na corrida presidencial, ela é vice na chapa de Guilherme Boulos. Formada em Letras e Enfermagem, Sonia tem 44 anos, é maranhense, e nunca havia concorrido a um cargo público.

Suelene Balduino (Patriota)

(Suelene Balduino/Divulgação)

Nascida em Goiás, ela é professora do Ensino Médio e tem 56 anos. Suelene concorre como vice-presidenta na chapa do Cabo Daciolo e essa é primeira vez que se lança um cargo público.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.