Rapaz faz experimento social para comprovar que gordofobia existe, sim

A foto ficou no perfil por duas horas, mas algumas perdas foram para sempre

Um preconceito que sempre existiu na sociedade, mas ainda pouco comentado, é o existente contra as pessoas gordas – chamado de gordofobia. Desde criança, Marcos Casteletti já militava quanto a essa questão, mas ainda sem entender que sua fala sobre o quanto as pessoas gordas sofrem preconceito era uma luta. A ficha foi caindo quando Marcos decidiu fazer uma cirúrgia bariátrica, por questões de saúde, e ouviu comentários de que logo ele se tornaria uma pessoa melhor e mais bonita.

Leia também -> 11 frases infelizes que toda gorda já ouviu

Hoje, visivelmente mais magro, Marcos decidiu usar sua conta no Facebook para fazer um “experimento social”. Mudou a foto do perfil por uma pré-cirurgia, com 70 kg a mais, e esperou para ver o que acontecia. O resultado: em 2 horas, oito pessoas desfizeram a amizade com ele; uma pessoa o bloqueou e uma pessoa o chamou de ridículo, entre outras reações negativas.

O texto já teve mais de 800 compartilhamentos e 3,7 mil curtidas. Apesar de não ter imaginado que o texto teria toda essa repercussão, Marcos diz que se sente feliz com o resultado: “Eu achei que repercutiria somente no meu círculo de amizades. Um amigo pediu autorização para compartilhar o post em uma página relacionada a nutrição e foi aí que coloquei o post público. Sinceramente não esperava uma repercussão tão grande, mas estou feliz, pois sinto que estou contribuindo para a conscientização sobre a gordofobia.”

Marcos após a cirurgia.

Marcos conta que fez a cirurgia bariátrica somente por questão de saúde. “Há dois anos eu pesava 180 kg, tinha depressão, pré-diabetes, pressão alta entre outros fatores que colocavam minha saúde em risco. Fiz o procedimento por causa de saúde, e não estética”, explica. “A sociedade ainda associa obesidade a saúde ruim. Não é verdade. Já vi diversas pessoas gordas que levam uma vida saudável, com exames em ordem e saúde de ferro. Assim como conheço pessoas magras que levam uma alimentação desregrada, cometem excessos, tem diabetes e problemas cardíacos. A sociedade ainda tenta justificar o preconceito contra gordos como se fosse uma questão de saúde. Devemos eliminar essa ideia urgente.

Por aqui, além de acharmos uma atitude corajosa, adoramos que o Marcos levantou a bandeira contra a gordofobia. E você, o que pensa do assunto?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s