Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Recupere seu equilíbrio

Especialistas ensinam oito formas de amenizar a ansiedade nos momentos de nervosismo

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 09h13 - Publicado em 5 mar 2009, 21h00

Não se abale ao se sentir pressionada 
a fazer tudo ao mesmo tempo
Foto: Dreamstime

Mais do que sintomas emocionais, como insegurança e sensação de incapacidade, a ansiedade desencadeia mal-estar físico! Palpitação, aceleração cardíaca e suor excessivo… Segundo a psicóloga clínica Márcia Cristina Fráguas, de São Paulo, a pressão e a cobrança do dia-a-dia podem levar ao problema. “Há uma adrenalina considerada normal, mas quando gera desconforto Mais do que sintomas emocionais, como insegurança e sensação de incapacidade, a ansiedade desencadeia mal-estar físico! 

Palpitação, aceleração cardíaca e suor excessivo… Segundo a psicóloga clínica Márcia Cristina Fráguas, de São Paulo, a pressão e a cobrança do dia-a-dia podem levar ao problema. “Há uma adrenalina considerada normal, mas quando gera desconforto é sinal de que a tensão passou do limite”, diz. A psicóloga Adriana de Araújo, de São Paulo, alerta: as consequências tendem a atingir áreas vulneráveis do corpo. “Quem tem dor de cabeça, passa a senti-la ainda mais forte. Quem sofre com problemas na pele, pode desenvolver alergias e por aí vai. Depende da fragilidade de cada organismo”. A seguir, técnicas simples e eficientes para combater o mal a qualquer hora.

O poder do papel, da respiração, da água…

A psicóloga Adriana de Araújo e a professora de ioga Cristiane Araripe, ambas de São Paulo, ensinam a amenizar a ansiedade na hora:

Continua após a publicidade

1. Lave o rosto com água fria ou morna para ativar a circulação.

2. Beber um copo de água costuma ajudar a acalmar. 

3. Respire lenta, regular e profundamente. Preste atenção no ar que sai. É importante inspirar e expirar movimentando a parte de cima do tórax. 

4. Com a mão espalmada (palma voltada para baixo), localize o ponto que fica na mesma direção da base do polegar, no final da linha que une este dedo ao indicador. Pressione por 15 segundos. A pressão não deve causar muita dor, mas também não pode ser sem força. Repita três vezes se a sensação não estiver insuportável. 

Continua após a publicidade

5. Siga a linha do final da orelha até o fim da sobrancelha. Massageie esses pontos das têmporas com movimentos circulares no sentido anti-horário. Se preferir, repita três vezes a mesma pressão indicada para as mãos (item anterior). 

6. Caso sinta dor em algum ponto do corpo, massageie a região (a não ser que haja alguma lesão) levemente, como o movimento de ‘amassar pão’. 

7. Escreva num papel o problema que incomoda. Divida-o em partes para resolvê-lo e avance uma etapa por vez. 

8. Meditação: visualize lugares agradáveis, que transmitam paz e tranquilidade. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.