Regina Casé conta 11 segredos para estar sempre de bom humor

Sorrir mais e manter o astral nas alturas traz bem-estar e faz um bem danado para sua saúde. Mude suas atitudes e deixe a vida mais leve

A ciência já comprovou: o bom humor deixa a pessoa mais leve, mais receptiva aos perrengues do dia a dia e melhora a saúde. “É uma expressão de que o corpo está bem. Já uma vida acompanhada de impaciência e raiva está associada a maior risco de pressão alta, piora nos níveis de glicose e aumento das chances de doenças no coração”, alerta o médico Fabio Cardoso, especialista em medicina preventiva.

Quanto mais bem-humorada você está, maior é seu bem-estar e mais alegre você fica

Regina Casé tem 60 anos e uma trajetória profissional que a tornou símbolo de bom humor – é impossível imaginá-la de cara feia! Seu primeiro grande personagem foi a divertida Tina Pepper em Cambalacho (1986). Depois, brilhou no humorístico TV Pirata. Mas, mesmo fora das telas, a atriz e apresentadora é exemplo do que os especialistas dizem: bom humor contagia. Deve ser por isso que ela faz esse sucesso todo. Agora, à frente do animado Esquenta, não é diferente: o sorriso e a energia continuam sua marca registrada. E só de olhar o sorrisão dela aí na foto ao lado dá vontade de rir, não dá?

Divirta-se como uma criança

 “Crianças e pessoas alegres têm boa energia e isso é contagiante. Fuja das pessoas negativas: elas são como alguém que está se afogando e vai puxando junto com ela os outros para o fundo”, alerta o médico Fabio Cardoso.

Aposte no espinafre

E não é que Popeye estava certo em comer muito essa verdura! Rico em potássio, magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, o espinafre age principalmente contra a depressão e ainda ajuda a baixar a ansiedade.

Capriche no café da manhã

Logo cedo, adicione uma colher (sopa) de aveia à sua fruta favorita para ter um dia nota 10. “Esse cereal contém altas doses de triptofano, que auxilia na liberação de serotonina, relacionada ao bem-estar. Tem ainda selênio, que dá mais energia”, afirma a nutricionista Sibele Carteiro.

Apimente suas refeições

A sensação de ardência na língua provocada pela pimenta significa que as terminações nervosas foram estimuladas por uma substância chamada capsaicina. Isso faz com que o cérebro produza mais endorfinas – responsáveis pela sensação de euforia. Os melhores tipos de pimenta para turbinar o humor são a vermelha, a malagueta e a pimenta-de-cheiro.

Medite todos os dias

Reserve um tempinho para meditar. Prestar atenção em si mesma é um poderoso remédio para o alto-astral. Segundo a terapeuta Cristina Cairo, autora do livro A Cura pela Meditação (Ed. Barany, R$ 27,90), ao meditar, sempre olhe para o alto. “O nervo óptico é ligado diretamente ao sistema nervoso central e elevar os olhos aciona o sistema do bom humor e da calma”, ensina.

Transe bastante

 “A atividade sexual libera diversos hormônios na corrente sanguínea, como endorfina, dopamina, estrógeno e testosterona, que ajudam a relaxar e diminuem a ação do cortisol, que é o hormônio do estresse”, diz a psicóloga Juliana Simão, especializada em sexualidade. Além disso, esse contato afetivo com o parceiro aumenta a autoestima e melhora o humor. Veja 5 momentos ótimos para transar com seu parceiro e de quebra melhorar o humor!

Coloque alface no prato

Encha o seu prato com essa hortaliça na próxima refeição. É que essa folha é rica em lactunina, substância que é calmante, analgésica e sedativa. Vai deixar você mais relaxada e, claro, mais bem-humorada. Sem falar que é bem fresquinha para estes dias de calor.

Bom humor é contagiante! Fuja de pessoas rabugentas, que sugam sua energia, e aproxime-se de quem vive de bem com a vida

Ria bem alto!

Não tenha medo de rir de si mesma nem vergonha de rir sozinha e bem alto! Essa atitude colabora para liberar as endorfinas, tão importantes para a sensação de prazer e satisfação.

Mexa-se por meia hora

Praticar uma atividade física, cinco vezes por semana, durante apenas 30 minutinhos é o que você precisa para sorrir mais. Segundo o personal trainer Giulliano Esperança, o exercício físico libera endorfina no organismo, um anestésico natural que gera prazer e sensação de que valeu a pena o esforço. E aí vale desde a ginástica na academia até uma partida de vôlei com as amigas na praia, andar de bicicleta, uma caminhada pelo bairro…

Coma mais banana

Além de gostosa e fácil de levar para qualquer lugar, essa fruta é rica em triptofano. “Trata-se de um aminoácido que é precursor da serotonina, substância relacionada com a sensação de bem-estar e felicidade”, explica a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo. Agora, você já sabe o que incluir no seu lanchinho da tarde, não é mesmo?

Respire profundamente

Percebeu que a situação está feia e que vai se estressar? Respire profundamente durante cerca de cinco segundos. Esse movimento de expirar e inspirar lentamente relaxa o corpo, acalma a mente e impede que aquela onda de mau humor tome conta de você.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s