Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Reino Unido decide proibir propagandas com estereótipos de gênero

Chega de só mostrar garotas como bailarinas ou garotos como engenheiros. Este tipo de publicidade pode, sim, prejudicar e limitar as ambições das crianças!

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 10h09 - Publicado em 19 jul 2017, 12h39

Com o respaldo de um relatório bastante completo, a Advertising Standarts Authority (ASA), órgão regulador da publicidade do Reino Unido, divulgou na última terça-feira (18) uma decisão importantíssima: a partir de 2018, serão banidas propagandas que façam uso de estereótipos de gênero para vender produtos e serviços.

Imagine garotinhas que se vestem completamente de cor de rosa e sonham em ser bailarinas colocadas em oposição a meninos vestidos de super-heróis que sonham com a ciência ou a engenharia. De acordo com a instituição, anúncios que reforçam estes preconceitos não são uma boa ideia.

Leia mais: Ser mãe faz mulher ganhar salário menor do que do homem

A ASA já havia desenvolvido regras para evitar campanhas com mulheres perigosamente magras ou retratadas como objetos sexuais.

Com o novo relatório, a instituição traz exemplos das novas questões que devem ser evitadas. Serão banidas propagandas com mulheres arrumando sozinhas a bagunça feita por uma família inteira, por exemplo, ou com homens que não sabem fazer tarefas domésticas ou cumprir seus papéis de pais.

Continua após a publicidade

Representações mais “leves” destes estereótipos, no entanto, ainda poderão ser veiculadas. É o caso de homens usando ferramentas como furadeiras, por exemplo, ou mulheres limpando a casa (sem o contexto da família mencionado anteriormente).

Leia mais: Você já reparou como as roupas para meninas são mais justas?

“Nossas descobertas sugerem que uma linha mais firme precisa ser traçada em termos de características ou papéis estereotipados de gênero em propagandas – já que eles podem ser prejudiciais às pessoas”, diz o relatório da ASA. “Isso inclui propagandas que tiram sarro de quem não se encaixa em noções de gênero tradicionais”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.