Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Renove as energias durante o banho

Aproveite o começo do ano para incluir óleos essenciais na rotina da higiene, assim, não vai faltar pique para você em 2015!

Por Fernanda Cury (colaboradora)
Atualizado em 14 jan 2020, 22h59 - Publicado em 12 jan 2015, 12h00

Depois das festas e das promessas de Ano Novo, você precisa recarregar as baterias para começar 2015 cheia de disposição! Para isso, nada melhor do que tirar um tempo só para você e investir em alguns banhos energizantes e revigorantes. E nem precisa gastar muito, sabia? Basta usar alguns óleos essenciais durante um banho morno.

“Esse é um dos métodos mais eficientes de relaxamento ou revitalização, pois o óleo atua de duas formas: por penetração na pele e por inalação – produzindo mudanças no estado de espírito, atuando no sistema respiratório e permitindo que entre na corrente sanguínea”, conta a aromaterapeuta Sâmia Maluf. Seja no chuveiro ou na banheira, ensinamos dicas incríveis para você começar o ano com o pé direito e cheia de disposição.

A escolha dos óleos certos para se recompor

Se você usa chuveiro

Sempre dilua a quantidade de gotas de óleos indicada para cada banho em 1 litro de água. E aplique a mistura depois do banho – não precisa jogar na cabeça, despeje apenas da cintura para baixo (ou, se preferir, do pescoço para baixo). “Uma automassagem, realizada em movimentos circulares, a partir dos pés até a nuca, potencializará o efeito dos óleos”, aconselha Sâmia.

Continua após a publicidade

Se você tem banheira

Adicione os óleos essenciais à água morna só no momento de entrar no banho – não faça isso com muita antecedência para evitar sua evaporação. “Fique imersa por pelo menos 15 minutos, para permitir a penetração dos óleos essenciais na pele”, orienta a aromaterapeuta. Eles podem ser combinados para potencializar o efeito dos banhos energizantes. Confira receitas que são tiro e queda para recuperar o ânimo:

Banho revitalizante para acordar bem pela manhã

Junte 10 ml de óleo vegetal de abacate ou de amêndoas ou de gérmen de trigo + 10 gotas de óleo essencial de gerânio + 5 gotas de óleo essencial de limette + 10 gotas de óleo essencial de alecrim.

Continua após a publicidade

Banho para relaxar à noite e recuperar a energia para o dia seguinte

Misture 10 ml de óleo vegetal de abacate ou de amêndoas ou de gérmen de trigo + 10 gotas de óleo essencial de bergamota + 5 gotas de óleo essencial de pinho siberiano + 10 gotas de óleo essencial de gengibre.

Banho de óleo essencial de tangerina, para levantar o astral de uma vez por todas

Acrescente 25 gotas do óleo essencial de tangerina na banheira ou em 1 litro de água. “Agora, se seu problema for um cansaço daqueles bem pesados, que deixam você sem disposição para nada, siga a mesma receita, mas substitua o óleo de essência de tangerina por óleo essencial de Litsea citrata, também conhecido como verbena tropical”, explica Sâmia.

Névoa perfumada para despertar com pique total

Essa técnica é diferente do banho. Antes de entrar no chuveiro, coloque 10 gotas de óleos essenciais no piso do boxe: 5 gotas de óleo essencial de grapefruit + 3 gotas de óleo essencial de junípero + 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Abra a água e espere um pouquinho antes de entrar para que se forme uma “névoa perfumada”. Aí, enquanto você se banha, aproveite o aroma dessa névoa, especialmente indicada para despertar o corpo e a mente.

Dicas preciosas

  • Deixe a água em temperatura agradável, entre 36 °C e 43 °C.
  • Use sempre os óleos essenciais e não as essências. Os primeiros são vendidos em lojas de produtos naturais e contêm substâncias naturais presentes nas plantas, responsáveis tanto pelos aromas quanto pelo poder terapêutico. As essências, por outro lado, apenas perfumam.
  • Para reforçar as propriedades terapêuticas dos banhos energizantes, use, além dos óleos essenciais, óleos vegetais de abacate, amêndoas doces e gérmen de trigo – que nutrem e hidratam a pele. Bom, né?
  • Depois do banho, seque o corpo suavemente, sem esfregar muito a pele com a toalha e, se possível, descanse por pelo menos 15 minutos.
  • Para proporcionar um clima gostoso, pode-se complementar o banho com músicas suaves, cristais, flores e tudo que a sua imaginação permitir. Vale mentalizar uma oração, um mantra ou mesmo meditar.
  • Tanto os banhos completos como os escalda-pés e banhos de mãos podem ser muito eficazes também para tratar resfriados, dor de cabeça, distúrbios circulatórios, dor nas pernas, varizes, problemas menstruais, ansiedade…
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.