Saiba como superar qualquer obstáculo

Aprenda com os problemas e fique mais forte e pronta para os desafios da vida

É importante responsabilizar-se pelas próprias atitudes
Foto: Getty Images

Resiliência é a capacidade que temos para enfrentar as situações mais extraordinárias da vida (boas e ruins). Podem ser traumas, problemas, perdas e até o sucesso. A cantora Amy Winehouse, por exemplo, não soube lidar com a fama e o dinheiro, afundou-se nas drogas e no álcool até morrer, em 2011. Quem pesquisou bastante o assunto foi o professor de Gestão em Negócios da Fundação Getulio Vargas, Paulo Sabbag. Podemos apender com as experiências que passamos. “Ter maior resistência aos obstáculos da vida é algo que pode ser desenvolvido”, afirma. Ele dividiu esse poder em nove qualidades e criou maneiras para melhorar cada uma delas. Veja como:

A força que vem de dentro

Nove maneiras de se tronar uma guerreira

1. TOME AS RÉDEAS

Quem precisa sempre de alguém para tomar decisões costuma se sentir incapaz. É importante responsabilizar-se pelas próprias atitudes. Fazer terapia é uma boa maneira de se conhecer e de se tornar mais independente.

2. SEJA DE AÇO

Não perca o rebolado quando estiver sob pressão. Isso é tão comum no ambiente de trabalho! Para melhorar, uma dica é fazer esportes de competição. Você vai ser obrigada a superar seus limites físicos e ter mais resistência à dor, por exemplo.

3. FAÇA A FOFA

É importante se colocar sempre no lugar do outro e entender seus sentimentos. Livros de literatura podem ser ótimos para treinar isso. Você vai se identificar com os personagens, sofrer e se alegrar por eles.

4. ARRUME ALIADOS

Se você é daquelas que conseguem mobilizar o bairro inteiro para resolver um problema (seu, do grupo ou de um terceiro), parabéns! Mas se você for tímida ou orgulhosa, que tal praticar nas redes sociais? Pode ser um bom começo.

5. PISE NO FREIO

É importante manter a calma sempre, mesmo quando o bicho pega! Ioga, meditação, até mesmo prestar atenção na forma como você respira pode torná-la uma mulher mais equilibrada. Tente!

6. PENSE LEVE

Ser pessimista não chega a ser um defeito. Isso faz com que a gente pense nos obstáculos e se previna contra eles. O que não pode é ser pessimista o tempo todo. Que tal também rir dos problemas? Quando estiver possuída por pensamentos bobos, pense em algo engraçado!

7. ABRA OS HORIZONTES

Se você é do tipo que bota uma ideia na cabeça e não tira de lá por nada desse mundo, cuidado! Mudar de estratégia é importante. Abra sua mente com cursos que estimulem sua criatividade. Aulas de música, dança, artes e até alongamento!

8. TENHA FOCO

Numa situação de extrema emergência é preciso manter a frieza para agir. Não seja apenas uma impulsiva, tenha foco! Se você tem dificuldades nesse quesito, coloque em prática algum projeto que, para acontecer, precise somente de você.

9. SEJA PRÁTICA

Quando algo de ruim acontecer, não sofra por horas e horas. Enxugue as lágrimas, arregace as mangas, pense nas soluções e tente driblar a situação.