Saiba quando começa o horário de verão em 2018

O horário de verão tem fãs e haters. Seja qual for o seu lado, já dá para anotar na agenda o dia de adiantar o relógio.

Desde 1985 o horário de verão é adotado no Brasil, e em 2018 não será diferente: ele começará à meia-noite do dia 4 de novembro, um domingo, e termina em 16 de fevereiro de 2019, o terceiro sábado do mês, como é tradicional. Serão pouco mais de três meses com o relógio adiantado em uma hora.

Para estar no horário de verão, basta esperar até meia-noite e adiantar o relógio em uma hora. A maior parte dos telefones celular atualiza automaticamente, mas os relógios de pulso, dos carros e dos eletrônicos não conectados à internet devem ser atualizados manualmente.

Para ter certeza absoluta que a hora está certa, é recomendado entrar no site do Observatório Nacional.

Distrito Federal, Espírito Santo, GoiásMato Grosso, Mato Grosso do SulMinas Gerais, ParanáRio de JaneiroRio Grande do Sul, Santa CatarinaSão Paulo, são os estados brasileiros que adotam o horário de verão.

Já a parte leste do Amazonas, Roraima e Rondônia ficarão com o relógio atrasado em duas horas em relação a Brasília, enquanto a parte oeste do Amazonas e Acre ficarão três horas atrasados, por não modificarem o horário e já estarem em outro fuso em relação à capital do país.