Seis lições para ser mais otimista

Torne sua vida melhor com atitudes simples, que têm o poder de mexer com o corpo e a alma

1 – Abraça, que faz bem!

De que jeito? – Procure cercar-se de amigos e parentes queridos, pessoas com as quais você se sinta à vontade e possa abraçar sem sentir vergonha. 

Por quê?  – Estudos demonstram que abraçar cinco pessoas por dia, durante seis segundos, deixa a gente num estado prolongado de alegria. 

Como funciona? – O contato físico aumenta a produção de oxitocina, um hormônio que age no organismo causando calma e reduzindo a ansiedade.

Bônus!  – Brincar com seu animal de estimação por meia hora rende o mesmo resultado. Abraçar um bicho de pelúcia também funciona.


2 – Relembre boas histórias

De que jeito?  – Pegue aquele álbum de fotos empoeirado, combine um encontro com as amigas de escola, convide seus pais para jantar fora… 

Por quê?  – Participantes de uma pesquisa que gastaram oito minutos, durante três dias, revisitando boas memórias mostraram-se mais animados do que estavam antes. E o efeito se prolonga por um mês! 

Como funciona?  – O exercício treina o cérebro a olhar o lado positivo de qualquer situação.


3 – Agradeça

De que jeito?  – Lembre-se das pessoas que você ama (e que sempre te apoiam) e telefone ou mande um e-mail dizendo “obrigada”. 

Por quê? – Estudos comprovam que expressar gratidão uma vez por semana, durante três meses, relaxa o corpo e a mente, aumentando a sensação de otimismo. 

Como funciona? – Quando a gente agradece, o organismo é capaz de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio que causa estresse. 

Bônus  – Com a mesma atitude de simplesmente ser grata aos outros você também diminui as chances de ter espinhas, dores de cabeça e até ataque cardíaco.


4 – Alongue-se

De que jeito? – Estique as duas mãos acima da cabeça, o máximo que conseguir, e conte até dez. 

Por quê?  – Esse movimento tende a jogar os pensamentos para o alto, em direção ao sucesso. Por outro lado, inclinar o corpo para baixo, tocando os dedos do pé, fará você se sentir automaticamente mais pessimista. 

Como funciona? – O princípio se baseia em conceitos científicos que associam conquistas e movimentos para cima. 

 

5 – Engane seu cérebro

De que jeito?  – Faça palavras cruzadas ou quebra-cabeças. 

Por quê?  – Entreter-se dessa forma afasta medos e preocupações. 

Como funciona? – Nosso cérebro é incapaz de processar ao mesmo tempo sentimentos negativos e atividades mentais que o desafiem.

Tente também…  – Comer chocolate amargo, que faz o corpo aumentar a sensação de felicidade.


6 – Aposte na leitura

De que jeito?  – Escolha um lugar calmo e confortável, de preferência com uma paisagem bonita, pra saborear cada página de sua revista preferida. 

Por quê?  – Para a ciência, quem lê jornal ou revista fica mais disposto. 

Como funciona? – Estar por dentro do que acontece no mundo distrai dos problemas, aumentando a sensação de bem-estar. 

Tente também…  – Desligar a TV por uma hora diminui a depressão!

3 boas razões para buscar a felicidade diária

1. Reduz a incidência de câncer de mama – Mulheres consideradas mais alegres têm menos
chances de desenvolver tumor nos seios.

2. Protege de doenças – Gente animada produz mais anticorpos do que a média, cortando pela metade o risco de contrair infecções e outras doenças.

3. Blinda os pulmões – Quem é otimista corre menos riscos de pegar resfriados ou ter problemas respiratórios mais sérios, como asma e bronquite.