Sem estresse

Livre-se das tensões - e, de quebra, daquele suor que incomoda - com pequenas atitudes diárias

No dia a dia, você corre para dar conta do trabalho, da família e da casa. Pois saiba que esse estresse todo provoca não apenas uma sensação de cansaço, mas também danos ao nosso corpo. Quando ficamos estressados, a produção de hormônios como o cortisol é ativada, e o organismo fica em estado de alerta: a pressão arterial sobe, o coração acelera e a respiração fica mais rápida. O problema é que nosso cérebro não sabe distinguir quando temos uma onça pronta para nos atacar ou quando a ameaça é o trânsito infernal na volta para casa. Esse quadro de tensão permanente é uma das causas de doenças crônicas, como hipertensão, dores de cabeça, obesidade e transtornos de ansiedade. A boa notícia é que o corpo também pode aprender a relaxar no dia a dia. Basta usar os gatilhos que ativam o estado tranquilo e calmo para reverter o quadro de tensão. Confira algumas dicas. 

Tenha um hobby
“Envolver-se em um passatempo permite que você se desprenda das cobranças. É o momento em que é possível ser espontâneo e, portanto, relaxar”, explica a psicóloga Cristiane Morais Pertusi. E, para relaxar a mente, nada melhor que mexer o corpo. As academias estão cheias de novidades, como o balé fitness – que combina dança com pilates e exercícios posturais – e a zumba, uma mistura de ritmos latinos que promete queimar até 500 calorias em uma hora. 

Lembre-se de respirar
Chamada de “pranayama” ou “a força da vida” na ioga, a respiração tem papel fundamental no bem-estar corporal. O famoso “respira fundo!” estimula o sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar e diminuir os batimentos cardíacos do corpo humano, levando ao relaxamento. Pratique todos os dias, por alguns minutos, o exercício de inspirar e expirar profundamente. 

Fique seguro todos os dias
Um dos fatores de estresse para muita gente é o suor em excesso. Esse problema pode ser controlado com a linha Rexona Clinical. Com silicone e fragrância encapsulada, sua fórmula contém TRIsolid, garantindo 3x mais proteção do que os antitranspirantes comuns. Ou seja, mesmo com a correria do dia a dia e nos momentos de maior estresse, Rexona Clinical mantém você seco e confortável. 

Aposte nos alimentos do bem
Consuma feijão, lentilha e cereais integrais, que são ricos em vitaminas do complexo B e ajudam no combate a ansiedade, irritabilidade, tensão e insônia. Outra boa pedida para sentir-se mais disposto é o suco verde, feito com verduras verde-escuras, maçã e pepino. Ele combate os radicais livres, melhora o funcionamento do intestino e desintoxica o organismo. À noite, acrescente maracujá à mistura para aumentar a sensação de relaxamento.

Receita de suco verde: No liquidificador, bata 1 folha de couve, 1/2 maçã, 1/2 pepino e 1 copo de água ou suco de laranja. Adoce se desejar. 

Massagei-se
Há dois pontos no corpo que ajudam a aliviar a tensão. O primeiro é na região dos ombros e do pescoço. “Com os dedos, faça pressão ali e sinta a musculatura se soltando. Bastam alguns minutos para o ‘nó’ se dissipar”, ensina Cesar Imada, da clínica MS Vida, em São Paulo. O segundo ponto, na mão, representa o fígado, centro da energia vital. Faça pressão entre o polegar e o indicador, no meio da junção entre eles. O toque ajuda o corpo a voltar para o equilíbrio energético. 

Outras fontes consultadas: Andrea Lorena, psicóloga clínica, de São Paulo; Cristine Avellar, personal trainer da Hypoxi Brasil, do Rio de Janeiro; Fúlvia G. Hazarabedian, nutricionista da academia Bio Ritmo, de São Paulo; Gabriela Zugliani, nutricionista ortomolecular e esportiva, do Rio de Janeiro; Roberta Quinn, especialista em Gyrotonic® do Estúdio Roberta Quinn, de São Paulo; Rodrigo da Silva, professor da academia Smart Fit, de São Paulo. 

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!