SOS Ocupadas: organize sua agenda e ganhe tempo

Executiva muda rotina com dicas de especialista

Questão de organização: Alessandra agora comanda reuniões por telefone e tem a tarde inteira para as filhas
Foto: Victor Affaro | Styling: Mauricio Mariano/ABA MGT | Beleza: Liege Wisniewsk


Você vive correndo? O grande dilema é cuidar do trabalho e conseguir programar as férias, sem deixar que a casa pegue fogo? LOLA ouviu essas queixas e juntou uma executiva estressadinha com um especialista em administração de agenda. Confira o resultado:
 
Mulher Maravilha
 
A engenheira química Alessandra Garrido, de 38 anos, submeteu sua agenda ao personal timer Christian Barbosa. Sócia e diretora de planejamento de uma empresa de design, ela foi “diagnosticada” como Mulher Maravilha — não conseguia conciliar vida pessoal com a rotina profissional. Depois de algumas semanas em contato com o consultor, descobriu que era incapaz de eleger prioridades. Resolveu mudar de vida: vendeu sua parte da sociedade na empresa para trabalhar por conta própria em projetos de marketing. Agora consegue se planejar. “Não vivo mais sem tabela de compromissos”, diz.
 
ANTES
 
Jornada de trabalho:10 horas por dia no escritório
Reuniões: 15 por semana
Computador: 12 horas conectada
Família: 2 horas por dia para ficar com as filhas
 
DEPOIS
 
Jornada de trabalho: Só na parte da manhã
Reuniões: Nenhuma. Os contatos são feitos por telefone, de casa
Computador: Apenas ocasionalmente
Família: A tarde inteira para as filhas
 
Liga Extraordinária
Autor do livro “Você, dona do seu Tempo”, o consultor Christian Barbosa ensina mulheres a organizar a agenda com base no mantra: o fundamental é eleger prioridades. Ele identifica quatro tipos de superprofissionais:
 
MULHER MARAVILHA: Ágil, é capaz de resolver múltiplas tarefas e encontrar soluções para grandes problemas. Tem enormes dificuldades, contudo, quando precisa encarar tarefas pequenas e rotineiras, principalmente as domésticas.
 
SUPERNANNY: Tem como meta o bem-estar do grupo. Sempre ouve a opinião de todos e a palavra “não” está fora de seu vocabulário. Define prioridades pelas necessidades dos outros e tem dificuldade para resolver os próprios problemas.
 
PERFECCIONISTA: É capaz de criar um planejamento diário,identificando prioridades para sua rotina. Mas tem pouco jogo de cintura para lidar com o inesperado. Fica paralisada quando precisa tomar decisões imediatas em situações inesperadas.
 
ESPONTÂNEA: Lida com as tarefas seguindo o ritmo natural dos acontecimentos. Não se culpa quando algo dá errado. Como tem jogo de cintura, acha rapidamente uma alternativa para os problemas. Mas não é organizada. Perde o foco e atrasa as tarefas.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s