Spotify vai excluir funk acusado de fazer apologia ao estupro

A música "Só surubinha de leve", de MC Diguinho, gerou mobilização na internet e será eliminada da plataforma.

Após entrar na lista de músicas mais virais do Brasil pela plataforma Spotify, o funk “Só surubinha de leve“, interpretado por MC Diguinho, será excluído do serviço ainda nesta quarta-feira (17/01), segundo comunicado oficial da própria empresa. A atitude foi tomada, em grande parte, por conta de denúncias e críticas nas redes sociais, acusando a música de fazer apologia clara ao estupro.

“O catálogo do Spotify é abastecido por centenas de milhares de gravadoras, artistas e distribuidoras em todo o mundo. Eles são devidamente avisados sobre nossas diretrizes e são responsáveis pelo conteúdo que entregam. Desta forma, informamos que contatamos a distribuidora da música ‘Só Surubinha de Leve’ a respeito do ocorrido, e fomos informados de que a faixa será retirada da plataforma nas próximas horas, uma vez que o tema foi trazido à nossa atenção. A música está atualmente no Top Viral pois teve um pico de consumo nos últimos dias”, informou a assessoria de imprensa do serviço.

A frase “Taca bebida, depois taca pica e abandona na rua” é um dos principais versos da letra, que acaba por naturalizar e incentivar um crime que, no Brasil, atinge uma mulher diferente a cada 11 minutos, segundo dados mais recentes divulgados pelo 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2016. 

No Facebook, a usuária Yasmin Formiga fez um post em que simula estar “machucada”, segurando um cartaz com o verso da música mencionado acima. A publicação de Yasmin viralizou e já tem mais de 120 mil compartilhamentos:

Embora a música tenha caído nos holofotes somente nas últimas semanas, ela foi oficialmente lançada em setembro do ano passado, e o principal vídeo do funk no YouTube (publicado em dezembro de 2017) tem mais de 14 milhões de visualizações.

Antes da polêmica, MC Diguinho havia anunciado que o lançamento do vídeo oficial da música seria nesta quinta-feira. Sua conta do Instagram não está mais disponível no momento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s