6 templos budistas no Brasil para ver lindas paisagens e ficar em paz

Independentemente de sua religião (ou do fato de você não ter uma), um dia de contemplação pode ser seu combustível para muitas semanas.

Às vezes, tudo de que precisamos é um dia sem pensar nos problemas do dia a dia. Um dia olhando uma bela paisagem em um refúgio de paz. Os templos budistas espalhados pelo Brasil são ótimos lugares para atingir este objetivo.

Perceba que o foco aqui não é religião: você pode ter outra e mesmo não ter nenhuma. O grande atrativo de passar um dia em um templo budista é realmente buscar a tranquilidade, porque eles geralmente ficam em locais amplos e cercados pela natureza.

Se você estiver na vibe de conhecer alguns deles, trazemos aqui seis templos budistas lindos em cidades brasileiras.

Templo Zu Lai (Cotia – SP)

Templo Zu Lai - Cotia SP

 (Carlos Varela/Wikimedia Commons)

Em menos de uma hora de viagem partindo de São Paulo (capital) chega-se ao Templo Zu Lai. Por lá, vale conhecer o Jardim dos 18 Arhats, o lago de carpas, apreciar a paisagem e participar de alguma prática de meditação que estiver rolando. Em datas comemorativas, como o Ano Novo Chinês, o templo faz celebrações especiais.

Chagdud Gonpa Khadro Ling (Três Coroas – RS)

Templo Chagdud Gonpa Khadro Ling - Três Coroas RS

 (Facebook @chagdud/Reprodução)

Um pouco antes de Gramado, o centro budista de Três Coroas é o destino perfeito para quem quer curtir a região, mas sem a agitação das cidades da serra gaúcha. Há mais de um templo, um imenso jardim e a vista do Vale do Paranhama. O público pode visitar tudo isso de quarta a domingo.

Templo Budista Chen Tien (Foz do Iguaçu – PR)

Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu PR

 (VisiteFoz/Reprodução)

Além de um Buda de 7 metros de altura, os jardins abrigam mais de 120 estátuas ligadas à filosofia budista. A tranquilidade que se alcança por lá tem a ajuda da localização: o templo fica em uma região alta de Foz do Iguaçu, de onde é possível ver o centro da cidade paranaense de um lado e o centro de Ciudad del Este (no Paraguai) do outro.

Templo Zen Morro da Vargem (Ibiraçu – ES)

Templo Zen Morro da Vargem - Ibiraçu ES

 (Instagram @mosteirozen/Reprodução)

Na pequena cidade de Ibiraçu, bem no meio da Mata Atlântica, o templo segue a escola Soto Zen. Sempre há alguma atividade em curso para todos os públicos, das crianças à terceira idade. Quem passa o dia lá pode saborear refeições ovolactovegetarianas feitas com as próprias mãos (sob a orientação dos responsáveis pelo local).

Templo Shin Budista (Brasília – DF)

Templo Shin Budista - Brasília DF

 (Facebook @terrapuradf/Reprodução)

Este é um passeio para quem estiver de férias, porque o Templo Shin fica aberto ao público de segunda a sexta. São oferecidas meditações orientadas, palestras e até aulas de yoga e de língua japonesa. E a vista é linda, com aquele céu no tom de azul único de Brasília.

Centro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata (Timbaúba – PE)

CEBB Darmara - Timbaúba PE

 (Facebook @cebb108/Reprodução)

Afastado do centro de Timbaúba, cidade na Zona da Mata norte pernambucana, o CEBB Darmata tem encontros para introdução à meditação, retiros e uma vista espetacular para quem quiser passar um dia por lá.