Teste com profissionais de RH evidencia racismo no trabalho

Campanha do Governo do Estado do Paraná quer combater o racismo nos ambientes de trabalho.

Profissionais de recursos humanos são reunidos em uma sala e convidados a dar opinião a respeito de fotos. Homens e mulheres em situações cotidianas: correndo na rua, segurando uma peça de roupa, cortando uma planta com um tesourão de jardinagem.

Um grupo vê as fotos com pessoas brancas nas situações, e julgam ver um homem apressado, uma mulher escolhendo uma roupa para comprar, e um rapaz cuidando do próprio jardim. Outro grupo vê as mesmas fotos, mas com pessoas negras, e julgam ver um homem fugindo, uma mulher vendendo roupas e um jardineiro profissional.

 

A experiência faz parte de uma campanha do Governo do Estado do Paraná e evidencia o racismo institucional. Os negros são maioria entre os desempregados, e 82,6% dos negros afirma que a cor da pele influencia na vida profissional. Mesmo quando empregados, são discriminados: ganham 36% menos do que pessoas brancas, e ocupam apenas 18% dos cargos de liderança no Brasil.

O objetivo da campanha é fazer com que as pessoas percebam o quanto o racismo está arraigado no ambiente corporativo, e como muitas vezes somos racistas sem perceber. Até o momento o vídeo da campanha foi visto mais de 1 milhão de vezes, e gerou comentários de apoio e protesto.

E você, o que achou da campanha?

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆