Tirar férias faz bem para a saúde do corpo e da mente

Estudos mostram que tirar férias melhora sua saúde e desempenho no trabalho

Siga o mdemulher no Instagram

Workaholics do mundo: apenas parem! A gente sabe como isso é difícil nos dias de hoje – ainda mais com a crise econômica e o dólar custando R$ 4 -, mas é necessário. Tirar férias faz bem para sua saúde e aumenta o rendimento e desempenho no trabalho (viu, chefe?).

Infelizmente, o ato de pular as férias e deixar para lá é bem comum, e não só no Brasil. Nos Estados Unidos, onde férias remuneradas não são garantidas por lei, mais da metade dos trabalhadores não folgou nos últimos 12 meses. Só que esse ritmo de trabalho contínuo acaba gerando, além do cansaço, muito estresse.

Reprodução / Giphy Reprodução / Giphy

Reprodução / Giphy (/)

Um estudo do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, publicado no Jornal Americano de Epidemiologia, mostrou que pessoas que trabalham mais de oito horas por dia têm 40% mais chances de desenvolver uma doença cardíaca. Enquanto isso, outra pesquisa mostra que quem pula as férias tem 30% mais chances de ter um ataque cardíaco.

Além do excesso de trabalho, outras causas associadas aos problemas cardíacos são o alto nível de estresse, pouco tempo de descanso e sono insuficiente.

NÃO leve trabalho para casa
Esse hábito também é péssimo para você e o seu trabalho. Afinal, não é só o seu corpo que precisa de descanso: a sua mente também. Só assim você será capaz de voltar mais criativo e com energia renovada no dia seguinte.

Antidepressivo
Não importa quanto tempo de folga você vai ter: férias são um antidepressivo eficiente: você tem a sensação de ter mais saúde e seu humor fica melhor.
Caso não tenha tempo para ir até à praia, vá ao parque, museu ou a um restaurante novo, por exemplo. A ideia é se desligar do trabalho e preocupações em geral, e aproveitar o momento!

Portanto, não esqueça: férias é fundamental! (Inspire-se!)